UMA RESENHA DA FESTA NACIONAL DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

APÓSTOLO DO BRASIL: O PRIMEIRO TÍTULO DE ANCHIETA
15 de junho de 2019
UM OLHAR APOSTÓLICO NA MISSA SOLENE DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA
16 de junho de 2019

UMA RESENHA DA FESTA NACIONAL DE SÃO JOSÉ DE ANCHIETA

No dia que celebraremos a Missa Solene em honra a São José de Anchieta relembre os primeiros 15 dias da inesquecível Festa Nacional de São José de Anchieta 2019.

A Festa Nacional de São José de Anchieta de 2019 teve início no dia 01 de junho e seguirá até o dia 23 com a chegada dos andarilhos que realizam a peregrinação dos Passos de Anchieta.

Missa solene – Dia 15/06 às 17h

A celebração da Missa solene em honra a São José de Anchieta foi transferida para hoje, sábado, dia 15 de junho, pois a memória litúrgica celebrada dia 09 de junho, neste ano, coincidiu com o domingo em que se celebrava a solenidade de Pentecostes, por isso foi necessária a mudança de data. Tal exigência expandiu ainda mais os festejos e acontecimentos que já tornaram a festa deste ano inesquecível.

RELEMBRE OS ACONTECIMENTOS DA FESTA

Lançamento do Devocionário de São José de Anchieta

Em menos de um mês já entrou na terceira reimpressão. A Novena rezada este ano está disponível no devocionário, que pode ser encontrado na lojinha do Santuário, nas livrarias credenciadas e no site da Editora Santuário.

Com orações e textos escritos pelo Apóstolo e Padroeiro do Brasil, o devocionário de São José de Anchieta é um presente para que “nosso santo seja mais amado, conhecido e imitado”, como explicou o sacerdote jesuíta, Bruno Franguelli, que organizou o devocionário.

Procissão Luminosa

A Procissão luminosa abriu a Festa Nacional do Apóstolo e Padroeiro do Brasil. Em 13km de distância, mais de 400 anos de história, milhares de passos, centenas de pessoas iluminaram as trevas com a luz das velas e dos louvores entoados a Deus.

Carreata com a relíquia de Anchieta

Foram aproximadamente 3 horas que prepararam o coração das pessoas e as ruas da cidade. Uma experiência capaz de reavivar a esperança que neste lugar se manifesta fortemente nas peregrinações ao Santuário, em razão da Festa de São José de Anchieta.

Novena com o Devocionário de Anchieta

09 dias de oração em preparação para a Missa Solene

06 paróquias convidadas para presidir e animar a celebração da Missa

04 Romarias entre elas, das crianças, dos jovens do EJC, do apostolado da oração e terço dos homens.

Benção das Rosas de São José de Anchieta

Benção da água de São José de Anchieta

Festa Junina e quermesse

Para Anchieta ser mais conhecido, amado e imitado

Durante esses dias foi possível conhecer melhor os títulos de Anchieta e porque o Santuário Nacional de Anchieta é um lugar santo de peregrinação.

Anchieta, Poeta da Virgem Maria

Poema da Virgem Maria, composto por Anchieta, foi escrito na areia da praia durante o período que permaneceu refém. Com mais de 6 mil estrofes é o maior poema mariano já escrito.

Anchieta, Apóstolo do Brasil

No dia do seu sepultamento, Anchieta foi aclamado como Apóstolo do Brasil. Em 1597, na Igreja de São Tiago e residência dos Jesuítas, hoje Palácio Anchieta, sede do governo, em Vitória-ES.

Santuário Nacional de Anchieta: lugar santo e de peregrinação.

Lugar santo e de peregrinação porque aqui um grande santo da Igreja viveu uma espiritualidade que é modelo para uma vida santa.

Fato histórico

A Festa Nacional de Anchieta de 2019 teve com momento histórico: a Missa celebrada no túmulo de Anchieta

Desde a expulsão dos jesuítas dos Reinos de Portugal em 1759, não há relatos de que os padres jesuítas tivessem voltado àquele lugar santo para celebrar a Eucaristia.

Homenagens

No dia 09 de junho, dia de São José de Anchieta, a homenagem dos devotos, das crianças, dos jovens e dos motociclistas.

Presença indígena

Índios, outrora protegidos por Anchieta, prestam a ele sua homenagem. Índios Tupiniquins de Caieiras Velha, aldeia localizada no município de Aracruz, norte do Espírito Santo.

Reconhecimento

Comenda São José de Anchieta é concedida ao vice-reitor do Santuário.

Bruno Franguelli, vice-reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta recebeu a distinção de honra concedida ao cidadão que se destacou na luta pela igualdade de direitos, conscientização, liderança, capacidade de conciliar conflitos e pelo resgate da dignificação das pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *