As obras de restauro e readequação do Santuário Nacional de São José de Anchieta tiveram início em junho de 2018 com conclusão prevista para o segundo semestre de 2020. Será um ganho imensurável para a história religiosa do Espírito Santo.

Foram entregues as obras de recuperação do telhado, incluindo descupinização, tratamento do madeiramento, sub-cobertura e levantamento histórico e uma parte da arqueologia. Atualmente estão sendo feitas a instalação da nova rede elétrica, o tratamento do reboco nas paredes externas, a climatização e os projetos de museografia e de novas mídias.

Em seguida, serão feitas a grande obra de restauro arquitetônico de todo o Santuário, a montagem do museu e a construção dos novos anexos que são a sala do ex-voto, a loja, o café e os banheiros. Serão realizadas, ainda, a iluminação monumental, sonorização, paisagismo, restauro do acervo, montagem da sala de documentação e biblioteca, acessibilidade.

A obra é executada com o patrocínio da Vale, através da Lei Rouanet. Esta iniciativa terá relevância nos âmbitos cultural, econômico e social do Espírito Santo, afinal, este foi o local onde o Padre José de Anchieta viveu os últimos anos de sua vida, e morreu em 09 de junho de 1597. O local também foi o cenário de relevantes episódios da vida do santo Apóstolo e Padroeiro do Brasil.

Precisando de ajuda?