1° dia

ANCHIETA, CHEIO DE HUMILDADE E MANSIDÃO

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Graça a pedir: Senhor, dai-me a graça da humildade e mansidão.

Palavra do Senhor (Col 3,12).

Da Carta de São Paulo aos Colossenses

Irmãos, como eleitos de cristo, santos e amados, revesti-vos de sentimentos de compaixão, de bondade, humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro; como o Senhor vos perdoou, assim fazei vós também.

Palavra de Anchieta

Da Carta de são José de Anchieta ao Geral da Companhia de Jesus Pe. Cláudio Acquaviva

Trabalhamos o possível pela defesa dos índios para que com isso se salvem os predestinados. Suportamos tudo isso por amor aos eleitos. Eu, embora velho e maldisposto, desenganado estou que não terei descanso nesta peregrinação; resolvido estou de me dar todo aos superiores, que façam de mim o que quiserem para serviço de Deus e dos nossos. Não me falte sua graça.

Breve momento de meditação

Oração a São José de Anchieta

2° dia

ANCHIETA, HOMEM MISERICORDIOSO

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Graça a pedir: Senhor, dai-me um coração cheio de misericórdia para com os meus irmãos e irmãs.

Palavra do Senhor (Pd 3,8-11).

Da Primeira Carta de São Pedro

Irmãos, tende todos um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia, de humildade. Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário, abençoai, pois para isto fostes chamados, para que sejais herdeiros da bênção.Com efeito, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios de palavras enganadoras; aparte-se do mal e faça o bem, busque a paz e siga-a.

Palavra sobre Anchieta

Dos testemunhos recolhidos pelo Pe. Pero Rodrigues, sj

O Pe. José de Anchieta, quando era superior provincial, perguntou a um padre que era ministro em um colégio a razão pela qual tinha agido de modo tão ríspido com um súdito. O ministro respondeu: "Quem me deu o oficio de ministro, me instruiu que não deixasse passar nenhuma ocasião na qual pudesse exercitar os súditos em paciência". Deste modo, o Pe. José de Anchieta lhe exortou: "Em nome de Deus, vos dispo deste hábito de rigor e vos visto com os trajes da mansidão. Deste modo, nunca deis ocasião a nenhum súdito de impaciência, senão de todo amor e afabilidade."

Breve momento de meditação

Oração Final à São José de Anchieta

3° dia

ANCHIETA, PACIENTA NAS TRIBULAÇÕES

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Graça a pedir: Senhor, que eu seja forte e paciente nas tribulações.

Palavra do Senhor (2 Cor 1, 3-5)

Da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios

Bendito seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias, Deus de toda a consolação, que nos conforta em todas as nossas tribulações, para que, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus, possamos consolar os que estão em qualquer angústia! Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações. 

Palavra sobre Anchieta

Dos testemunhos recolhidos pelo Pe. Quirício Caxa, sj

O Pe. José de Anchieta, quando esteve refém dos índios tamoios em Iperuig, para se livrar dos grandes perigos e propícias ocasiões de pecado, usava de muita oração e comunicação com Deus. Encomendava-se sempre à Virgem Maria de quem era e foi sempre devotíssimo, em especial de sua puríssima conceição. Muitas vezes vieram os tamoios de outras partes para o matar, mas sempre Deus o livrou.

Breve momento de meditação

Oração à São José de Anchieta

4° dia

ANCHIETA, APAIXONADO POR CRISTO

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Graça a pedir: Senhor, que eu seja verdadeiramente apaixonado por Ti.

Palavra do Senhor (Fil 3, 7-9. 12)

Da Carta de São Paulo aos Filipenses

Na verdade, julgo como perda todas as coisas, em comparação com esse bem supremo: o conhecimento de Jesus Cristo, meu Senhor. Por ele tudo desprezei e tenho em conta de esterco, a fim de ganhar Cristo e estar com ele. Não pretendo dizer que já alcancei (esta meta) e que cheguei à perfeição. Não. Mas eu me empenho em conquistá-la, uma vez que também eu fui conquistado por Jesus Cristo. 

Palavra de Anchieta

Dos poemas eucarísticos de São José de Anchieta

Minh'alma seca busque essa fonte divina, torne-se a nosso mal segura medicina! Que eu conheça quem és! Sê meu único amante! inteiro eu ame a ti, de coração constante!

Se não conheço a ti, já não posso viver: pois vida eterna, ó Deus, é só te conhecer! E se não amo a ti, já não posso durar: pois vida eterna. Ó Deus, é só a ti amar!

Amo-te, porque tu não excluis o mendigo, ó Hóspede, ó prazer do coração amigo!

Breve momento de meditação

Oração à São José de Anchieta

5° dia

ANCHIETA, HOMEM DE MILAGRES

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Graça a pedir: Senhor, que eu saiba reconhecer os milagres no ordinário da minha vida.

Palavra do Senhor (Mc 16, 17-18)

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

Naquele tempo disse-lhes Jesus: estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

Palavra sobre Anchieta

Dos testemunhos recolhidos pelo Pe. Pero Rodrigues, sj

Sucedeu que se fez uma grande festa na aldeia de São João na Capitania do Espírito Santo, da qual participou muita gente da vila e também o Pe. José de Anchieta com outros padres. Havia um menino de quatro ou cinco anos, mudo que nunca falara, por nome Estevão. Entre danças e outros jogos houve também a brincadeira do pato ensaboado e dois homens o agarraram ao mesmo tempo. Fizeram juiz do caso o Pe. José de Anchieta, o qual olhando para Estevão, lhe mandou que dissesse quem ganhara o pato. O menino, recuperando instantaneamente a fala, respondeu desembaraçadamente, dizendo: "é meu, me deem, para o levar a minha mãe". Todo o povo que estava presente, deu muitos louvores a Deus por tão grande maravilha.

Breve momento de meditação

Oração à São José de Anchieta

6° dia

ANCHIETA, PROTETOR DOS INDEFESOS

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Graça a pedir: Senhor, que eu defenda e proteja os sofredores e oprimidos.

Palavra do Senhor (Lc 4, 18-19)

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu; e enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, para sarar os contritos de coração, para anunciar aos cativos a redenção, aos cegos a restauração da vista, para pôr em liberdade os cativos, para publicar o ano da graça do Senhor.

Palavra sobre Anchieta

Dos testemunhos recolhidos pelo Pe. Pero Rodrigues, sj

O Pe. José de Anchieta buscava muito a liberdade dos índios, e não tolerava quando alguns se aproximavam de suas terras para roubá-los e cativá-los por força ou engano ou manifestas injustiças, com o pretexto de ir resgatar. Quando se achava entre os índios, cuidava deles em suas doenças, posto que molestas e nojentas. Nunca se negava para os servir no espiritual e temporal, ainda que houvesse de passar fomes, frios e maus caminhos, e todas as mais incomodidades que a terra e o tempo ocasionavam.

Breve momento de meditação

Oração à São José de Anchieta

7° dia

ANCHIETA, PERSEVERANTE NA ORAÇÃO

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Graça a pedir: Senhor, que eu cresça na intimidade contigo através da oração.

Palavra do Senhor (Rm 12, 9-16)

Da Carta de São Paulo aos Romanos

Que vossa caridade não seja fingida. Aborrecei o mal, apegai-vos solidamente ao bem. Amai-vos mutuamente com afeição terna e fraternal. Adiantai-vos em honrar uns aos outros. Não relaxeis o vosso zelo. Sede fervorosos de espírito. Servi ao Senhor. Sede alegres na esperança, pacientes na tribulação e perseverantes na oração. Socorrei às necessidades dos fiéis. Esmerai-vos na prática da hospitalidade. Abençoai os que vos perseguem; abençoai-os, e não os praguejeis. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram. Vivei em boa harmonia uns com os outros.

Palavra sobre Anchieta

Dos testemunhos recolhidos pelo Pe. Pero Rodrigues, sj

Era o Padre José de Anchieta homem de muita oração, muito exercitado e contínuo nela, dormia muito pouco e quase toda a noite gastava com Deus, ora passeando pelos corredores sem sapatos, ora de joelhos a um canto, ora na Igreja. E às duas horas depois de meia noite, se ia encostar sobre seu leito pobre, vestido, nunca usava lençóis. Muitas vezes foi visto, enquanto dormia, pronunciar o nome de Deus muito afetuosamente. Foi visto por numerosas testemunhas, levantado do chão, estando dizendo Missa ou uma oração na Igreja. Tal foi o Padre José em todo o tempo de sua vida no espírito da oração, que não há que se espantar das maravilhas que dele se contam, nem da grande santidade a que chegou, pois nesta escola do Espírito Santo continuou com muita diligência, por espaço de quarenta e quatro anos que viveu no Brasil.

Breve momento de meditação

Oração à São José de Anchieta

8° dia

ANCHIETA, POETA DA VIRGEM MARIA

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Graça a pedir: Senhor, que eu seja um verdadeiro devoto da Virgem Maria.

Palavra do Senhor (Lc 1, 26-35.38)

No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela. 

Palavra de Anchieta

Do Poema à Virgem de São José de Anchieta
Disse Deus, voa o anjo em adejo fulgente,
como vésper em fogo emerge no ocidente.
Extasiado ao fulgor que na mente te lavra,
curvando-se a teus pés, te lança esta palavra:

Ó mulher, a teu Pai, mais que todas, benquista:
salve, primeiro amor de teu eterno artista!
Desse teu coração ele sempre foi dono,
em teu peito ele só constituiu seu trono.

Breve momento de meditação

Oração à São José de Anchieta

9° dia

ANCHIETA, APÓSTOLO DO BRASIL

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Amém.

Graça a pedir: Senhor, que a exemplo de São José de Anchieta, eu seja um apóstolo fiel no serviço do Teu Reino de Amor.

Palavra do Senhor (Mc 12, 15-16.20)

Do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos

Naquele tempo disse-lhes Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

Palavra sobre Anchieta

Dos testemunhos recolhidos pelo Pe. Quirício Caxa, sj.

No dia de seu sepultamento, o Administrador Apostólico pregou dizendo muitas coisas de muito louvor, chamando o padre José de Anchieta Apóstolo do Brasil, e dizendo quão bom pai e protetor haviam perdido todos, assim índios como portugueses. Houve grandíssimo movimento de lágrimas em todos porque era por todos muito amado e reverenciado, e muitos pela opinião grande que tinham de sua santidade, em vez de o encomendarem a Deus, se encomendavam a ele, que os favorecesse com Deus, tendo por certo que estava diante dele, gozando de sua glória.

Breve momento de meditação

Oração à São José de Anchieta