Redescobrir o testemunho de São José de Anchieta. Dar uma resposta orientada por Jesus Cristo para não cair na cilada das perguntas hipócritas que exigem, falsamente, respostas meramente políticas ou econômicas. Confira os principais trechos da homilia da Missa no terceiro dia da Novena a São José de Anchieta.
As autoridades mandaram alguns fariseus e alguns partidários de Herodes, para apanharem Jesus em alguma palavra. Quando chegaram, disseram a Jesus: “Mestre, sabemos que tu és verdadeiro, e não dás preferência a ninguém. Com efeito, tu não olhas para as aparências do homem, mas ensinas, com verdade, o caminho de Deus. Dize-nos: É lícito ou não pagar o imposto a César? Devemos pagar ou não?
Mc 12, 13-14
Os fariseus, os partidários de Herodes reconhecem que Jesus de fato é verdadeiro e não dá preferência a ninguém, que Ele procura ensinar o caminho de Deus. Porém, fazem de maneira hipócrita porque queriam testar Jesus. Ou seja, eles fizeram uma pergunta e desejavam uma resposta política de Jesus Cristo, uma resposta econômica de Jesus Cristo, queriam uma resposta de rebeldia de Jesus Cristo, uma resposta contra o rei.
Jesus percebeu a hipocrisia deles, e respondeu: “Por que me tentais? Trazei-me uma moeda para que eu a veja”. Eles levaram a moeda, e Jesus perguntou: “De quem é a figura e inscrição que estão nessa moeda?” Eles responderam: “De César”. Então Jesus disse: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus”. E eles ficaram admirados com Jesus.
Mc 12,15-17
Essa resposta simples de Jesus indica a resposta política do cristão diante de um mundo tão conturbado. Coloca a posição do cristão diante da crise e coloca de fato os valores, a orientação, para onde o cristão se deve nortear.
O testemunho de São José de Anchieta
“Século XVI, um jovem, cheio de entusiasmo. A Europa estava em um momento de efervescência e ideias. Abrem-se novos horizontes e Anchieta decide vir para o Brasil, com o desejo de servir a esse povo. O interessante de Anchieta é que ele não buscou e nem procurou implantar um Deus de fora para dentro. Anchieta, primeiramente, conheceu os indígenas, conheceu como eles se alimentavam, descobriu qual chá utilizavam quando um adoecia, não tinha biologia desenvolvida.
Anchieta começou a desenvolver a cultura da verdadeira cidadania. Muitos livros históricos querem dizer o contrário que Anchieta e os jesuítas chegaram aqui implantando ou colonizando os indígenas. Não, Anchieta escutou. E por isso aprendeu a língua daquele povo. Aprendeu a falar como os indígenas falavam.
Firmino Martins, SJ
Anchieta aprendeu e ajudou os indígenas a desenvolverem uma escrita, que eles não conheciam. Ainda deu um passo a mais, ajudou esses índios a se organizarem em povos, não mais em tribos fechadas e rivais entre si. Povos que se organizam e procuram construir um mundo novo, uma civilização nova. O aldeamento começa a vir daí.
É um desafio para nós. Temos de nos perguntar: hoje eu tenho a mesma ousadia que Anchieta teve? Eu tenho o mesmo empenho que Anchieta teve? Na fragilidade de sua saúde, ele percorreu esse país todo. E nós com tanta facilidade não colocamos a esperança no coração das pessoas.
O que nós esperamos, de acordo com a sua promessa, são novos céus e uma nova terra, onde habitará a justiça. Caríssimos, vivendo nesta esperança, esforçai-vos para que ele vos encontre numa vida pura e sem mancha e em paz. (2 Pd 3, 13)
“A história da salvação nos aponta um novo céu, uma nova terra, a prática e a vivência da justiça, uma vivência harmoniosa e fraterna. Essa é a história que queremos alcançar. Vocês hoje, os devotos de São José de Anchieta, o que é que estão esperando no mundo de hoje?
M I D I A S S O C I A I S
Siga o Santuário Nacional de São José de Anchieta nas mídias sociais e leve a Festa de São José de Anchieta para sua casa.
Visite nosso Site: www.santuariodeanchieta.com
Siga nosso Instagram: @santuariodeanchieta
Curta a nossa página no Facebook: Santuário de Anchieta.
Inscreva-se na YouTube: TV Santuário de Anchieta.
Fale com a gente no WhatsApp.
Faça sua doação pelo PicPay
@santuariodeanchieta | TV Santuário de Anchi
eta