São José de Anchieta, um homem do seu tempo

São José de Anchieta, um homem do seu tempo

Atento aos acontecimentos de seu tempo, São José de Anchieta concentrou-se na realidade que não passa. Respondeu às necessidades da sua época com uma dedicação e serviço, cujo heroísmo não se encontra na guerra, ao contrário, está no acordo de paz, nos versos, na fidelidade à Igreja, no serviço ao outro e nos (muitos) passos. E é isso que o faz tão atual.

O texto a seguir foi escrito a partir da homilia da Missa votiva a São José de Anchieta.

Por Ligia Maria Fiorio Custódio Pessin


São José de Anchieta escreveu o Poema da Bem-Aventurada Virgem Maria Mãe de Deus, durante o período em que esteve refém para um acordo de paz, em Iperoig, hoje Ubatuba, no ano de 1563. Uma das inúmeras histórias que se relacionam ao Poema está um aspecto do contexto histórico: naquela época, a reforma protestante acontecia na Europa. E no Poema da Virgem Maria, Anchieta redigiu um tratado contra as heresias que Calvino pregava sobre Nossa Senhora.

Eram episódios que aconteciam naquele momento. Por isso é possível afirmar que Anchieta estava muito atento aos problemas do seu tempo.

No Brasil

São José de Anchieta percorreu toda a costa do Brasil e em cada lugar que passou lançou as sementes da devoção mariana. Entre as igrejas que fundou no Brasil, a maior parte delas foi dedicada aos títulos de Maria. Alguns exemplos: na Bahia, Nossa Senhora da Saúde, em Salvador e Nossa Senhora d’Ajuda, no Arraial d’Ajuda. No Espírito Santo, Nossa Senhora da Conceição, em Guarapari, Nossa Senhora da Assunção, em Anchieta. No Rio de Janeiro, Nossa Senhora da Saúde. Em São Paulo, Nossa Senhora da Conceição, em Santos. Essa é uma parte do trabalho do Apóstolo do Brasil, muito atual naquela época.

Se a santidade de Anchieta foi seu ostensório, seu amor à Virgem Maria, sua catequese.

O que a devoção a Anchieta nos ensina

Nesta primeira Missa Votiva do Ano, celebrada no Santuário dedicado ao Apóstolo e Padroeiro do Brasil, a pergunta que fica é: quais os problemas que temos, hoje, no mundo pelos quais precisamos rezar e atacar para corrigir? E no Brasil? E na igreja?

Assim, um dos ensinamentos de São José de Anchieta contidos no Poema da Virgem é que

Devemos estar antenados no nosso tempo, não com a cabeça nas nuvens, mas com o pé no chão!

Esse é o São José de Anchieta que morou nesta casa, que amava este povo e que está presente no meio de nós através de suas relíquias e deste monumento maravilhoso – o Santuário de Anchieta no qual está a igreja de Nossa Senhora da Assunção edificada e dedicada por Anchieta.

E presente também no próprio Poema! Pois, como escreveu Padre Bruno Franguelli, SJ no prefácio da nova edição da nova edição publicada pela editora Santuário “não estamos somente diante de um belo poema de Anchieta, mas temos uma preciosa relíquia do Apóstolo do Brasil”.

Benção

São José de Anchieta percorreu todo o Brasil por 10 vezes durante os 10 anos em que foi provincial e visitava todas as casas dos jesuítas na costa brasileira. Que o construtor de civilização, como o Papa Francisco se referiu ao Apóstolo e Padroeiro do Brasil, visite também nosso coração com o remédio que é Jesus Cristo, nascido da Bem-Aventurada Virgem Maria!

“Com Tua Mãe que te atraiu do Céu à Terra

sê a paz de Minh’Alma, a vida e a parte do meu ser.”

São José de Anchieta | Poema da Virgem Maria (v.3030)


A Missa votiva a São José de Anchieta acontece todo dia 09 de cada mês no Santuário Nacional de São José de Anchieta, transmitida pelas redes sociais. A Festa de São José de Anchieta é celebrada em 09 de junho.  

COMPARTILHAR

ARTIGOS SEMELHANTES

Dom Ângelo Mezzari visita o Santuário Nacional de São José de Anchieta como Peregrino da Esperança
O Santuário Nacional de São José de Anchieta, localizado no município de Anchieta (ES), recebeu...
Casamento Comunitário em Anchieta: Celebração de Amor e Fé no Santuário Nacional de São José de Anchieta
No dia 22 de fevereiro, o Santuário Nacional de São José de Anchieta, na cidade...
Comissão Nacional de Presbíteros realiza Assembleia Geral com revisão do Estatuto e preparativos para encontros futuros
Até a próxima sexta-feira, 14 de fevereiro, a Comissão Nacional de Presbíteros (CNP) está realizando...