A primeira impressão ao falar de uma retrospectiva do ano de 2020 é de que não houve nada mais que a pandemia, a dor, o sofrimento e a tristeza. Não há dúvida que foi um ano importante e de difícil comparação, tamanha a intensidade dos acontecimentos que marcaram os dias de 2021. Ao recordar, vamos agradecer e nos lançar na esperança, pois este ano será lembrado como um marco!
Janeiro começou com uma enchente histórica que arrasou cidades inteira na região sul do estado do Espírito Santo, onde está localizado do Santuário Nacional de São José de Anchieta.
Um lugar físico e simbólico que acolheu as pessoas que manifestavam o desejo de ajudar as vítimas das enchentes que atingiram o sul do estado do Espírito Santo, o Santuário Nacional de São José de Anchieta, reuniu no primeiro dia após a enchente, centenas de voluntários para receberem doações e prepararem mais de mil refeições diárias.
O Santuário Nacional de São José de Anchieta como centro irradiador de solidariedade
Em março, o reitor do Santuário, Nilson Marostica sj, publica a primeira carta com orientações e suspensão das atividades. “Esse tempo de epidemia e quarentena nos ajuda a aprofundar o sentido da nossa fé e do nosso SER CRISTÃO. Para mim é muito triste ter que fazer isso, mas confio que estamos fazendo nossa parte e colaborando para não prejudicar os que nos cercam”.
Amparo
O Santuário Nacional de Anchieta uniu-se ao Papa Francisco, à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, ao Arcebispo de Vitória e a Província dos Jesuítas do Brasil no empenho de tomar as medidas de segurança e saúde pública bem como de intensificar a oração e oferecer amparo espiritual à todo o povo de Deus.
Desde o início da pandemia, até hoje. Diariamente, ao meio dia, reza-se a oração do ângelus e os sinos do Santuário Nacional de São José de Anchieta fazem ressoar sobre a cidade de Anchieta, e ao vivo pelas mídias sociais, um anúncio de esperança.
Pandemia: Sinos ressoam na oração do Santuário Nacional de São José de Anchieta
Novas exigências exigem novas respostas. As celebrações da Semana Santa foram as primeiras transmissões ao vivo no canal do Santuário de Anchieta na plataforma de vídeos. Em poucas horas, alcançamos o número necessário de 1 mil inscritos para o início das transmissões ao vivo.
Em 2020 foram:
Com a pandemia tivemos de se reinventar. Lançamos o convite Leve Anchieta para sua casa! e com criatividade não estivemos reunidos, mas permanecemos unidos.
Relembre a entrevista do Padre Nilson Marostica à Rádio CBN Vitória.
Celebrar a Festa Nacional de São José de Anchieta, em tempos de pandemia, exigiu respostas novas para um novo tempo. Atividades que geram aglomerações foram canceladas, procissões foram substituídas, novas formas de experimentar a devoção foram descobertas.
Toda a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta foi reconfigurada diante do novo cenário mundial e das exigências de segurança e saúde da comunidade científica e das autoridades sanitárias. A criatividade q
Breve momento de oração com os escritos de São José de Anchieta e tradicionais orações. A oração é conduzida pelo reitor do santuário Padre Nilson Maróstica, sj.
Transmitida ao vivo todos os dias às 07h da manhã, pelo Facebook e YouTube.
No momento dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, Padre Marcelo Costa conduz a oração com o auxílio do aplicativo Click to pray @clicktopray em comunhão com a Rede Mundial de Oração do Papa.
Transmitida ao vivo todos os dias às 07h da manhã, pelo Facebook e YouTube.
Os vídeos transmitidos durante a festa, gravados em locais importantes para a história da vida e do Santuário Nacional de São José de Anchieta deram origem a séries que estão disponíveis para todos que desejarem conhecer mais a vida e o Santuário de Anchieta. Destaque para a série Visita ao Santuário!
No dia seguinte à Festa de São José de Anchieta, o Papa Francisco telefonou para o arcebispo de Aparecida (SP), dom Orlando Brandes. Manifestou sua solidariedade aos brasileiros e pediu que transmitisse sua mensagem: “Coragem e esperança. Somos pessoas de fé!
“Ele pediu que transmitisse ao povo brasileiro suas orações e recomendou que todos os brasileiros se coloquem no colo de Nossa Senhora Aparecida”. “O Papa também recordou que ontem nós celebramos o dia de São José de Anchieta, que ele canonizou e que marcou tanto também a vida dos brasileiros”.
São José de Anchieta e Nossa Senhora Aparecida, são padroeiros do Brasil!
A Festa de Nossa Senhora da Assunção é uma das duas principais festas celebradas no SantuárioO tema escolhido para a Festa desse ano foi “Há 430 anos nos protegendo”, uma referência ao Auto da Assunção quando, na voz do anjo, São José de Anchieta faz uma pedido de proteção a Maria que vem visitar a aldeia: afastar a enfermidade e o mal.
Toda a festa foi transmitida ao vivo pelas redes sociais.
Em 15 de agosto de 2020, foi comemorado os 430 anos da dedicação da igreja de Nossa Senhora da Assunção. É esta a igreja que hoje integra o conjunto arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta: a igreja que foi construída e dedicada pelo próprio Anchieta em 15 de agosto de 1590. A data foi notícia no site do Vatican News.
Por ocasião da dedicação da igreja – que é a cerimônia religiosa a partir da qual a construção passa a ser considerada um templo religioso – São José de Anchieta escreveu o Auto da Assunção, uma peça teatral totalmente escrita e encenada em Tupi para recepção da imagem de Nossa Senhora da Assunção que viera de Portugal. Um presente do próprio Anchieta!
A nova edição do Poema da Bem aventurada Virgem Maria Mãe de Deus, de São José de Anchieta, foi lançada em setembro deste ano. Um clássico da literatura brasileira disponível às novas gerações. A publicação conta com o prefácio do Superior Geral da Companhia de Jesus, Pe. Arturo Sosa, e a introdução e as notas do padre jesuíta Bruno Franguelli.
O poema que concedeu a Anchieta o título de Poeta da Virgem Maria esteve presente, de forma muito particular neste ano. Na série Poema da Virgem e outros escritos, no Especial de Natal e na Oração da manhã do último dia do ano de 2020.
Se o ano de 2020 começou com um grande movimento de solidariedade com os desabrigados da enchente, as limitações da pandemia não impediram que o alimento chegasse à casa das famílias que necessitavam. Em particular na procissão de Corpus Christi e no Natal para todos, foram recolhidas doações que foram entregues a cerca de 80 famílias mensalmente.
Assim, o Santuário Nacional de São José de Anchieta agradece pelos dons recebidos em 2020 e deseja a todos um Feliz Ano Novo!
Em tudo dai graças1 Tessalonicenses 5:18