Apresentamos – em texto e áudio – uma entrevista especial com o Irmão Marcos Epifânio, SJ que nos fala da vocação do irmão jesuíta em uma perspectiva histórica e atual. Você sabia que a Companhia de Jesus tem irmãos consagrados e não só padres?
Por Ligia Maria Fiorio Custódio Pessin
Dia 31 de outubro foi a data escolhida para esta entrevista uma vez que marca a memória de Santo Afonso Rodrigues, patrono dos irmãos jesuítas. Uma oportunidade para aprofundar o conhecimento sobre a – pouco conhecida – vocação do jesuíta irmão. Estão entre os temas desse aprofundamento: um panorama histórico e as mudanças com o Vaticano II; o discernimento vocacional e a importância do testemunho; a espiritualidade inaciana vivida em tempos de pandemia e na internet.
Encontramos nesta rica entrevista as máximas da espiritualidade inaciana vivida no cotidiano da vocação.
Por isso, uma novidade! É possível acessar a entrevista em dois formatos: texto e áudio. Organizadas por temas, as principais partes da entrevista estão escritas e as respostas na íntegra podem ser ouvidas em áudio, para sentir a emoção de cada mensagem!
Uma nova forma para uma melhor experiência de aprofundamento.
Ir. Epifanio, SJ
Irmão Marcos Epifanio Barbosa Lima, SJ tem mais de 20 anos de consagrado, atua hoje em duas frentes de missão apostólica, em Teresina, no Piauí: a educação e a espiritualidade. Publicou recentemente o livro “Autobiografia e educação inacianas: uma análise didática”, pela editora Nova Aliança, e neste dia 31 lançará a obra “Cartas e Máximas Espirituais de Santo Afonso Rodrigues”, pela Editora Loyola.
Acompanhe
A vocação de Irmão na Companhia de Jesus
Somos um grande corpo apostólico.
O Jesuíta irmão começa a existir na Companhia a partir de Inácio de Loyola já em 1550 e desde então ele é um membro efetivo dessa ordem, um consagrado com os votos de pobreza, castidade e obediência, com a missão apostólica que ele exerce onde quer que seja chamado, em qualquer realidade apostólica que sirva à missão de Jesus Cristo e à maior glória de Deus.
Então, o carisma do religioso jesuíta irmão não distingue em nada dos demais religiosos jesuítas sacerdotes na Companhia, sendo uma única e mesma vocação à vida em missão e em consagração com carisma inaciano e com a consagração na Companhia de Jesus à igreja em vida comunitária, em vida de oração tal e qual todos os demais jesuítas. Somos um grande corpo apostólico. Jesuítas irmãos e Jesuítas sacerdotes unidos pela missão de evangelizar através dos exercícios espirituais e nas redes que nós compomos como consagrados ao Rei.
