A Companhia de Jesus celebra os 500 anos da Conversão de seu fundador, Santo Inácio de Loyola. No Espírito Santo, a celebração desse tempo festivo para os jesuítas acontece de forma particular nas paróquias e comunidades confiadas aos cuidados da Companhia, em particular no Santuário Nacional de São José de Anchieta, cuja igreja é também a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
Com informações da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, Santuário Nacional de São José de Anchieta e Jesuítas do Brasil.
Os jesuítas estão presentes hoje na Paróquia Nossa Senhora da Assunção, no município de Anchieta, e na Paróquia Santo Antônio, em Iconha. Contudo, as marcas dos primeiros religiosos da Companhia de Jesus estão presentes em grande parte do Espírito Santo, em especial nos lugares pelos quais o Apóstolo e Padroeiro do Brasil, São José de Anchieta, esteve presente. Por isso, conhecer a comemoração do Ano Inaciano é uma forma especial de redescobrir a importância e compreender a influência do carisma inaciano em realidades bem próximas a nós e próprias do nosso tempo.
Ver novas todas as coisas em Cristo
O Ano Inaciano teve início no dia 20 de maio de 2021 e terminará no dia 31 de julho de 2022. A data escolhida para o começo das comemorações relembra o dia 20 de maio de 1521, quando o cavaleiro Inácio de Loyola foi ferido por uma bala de canhão durante uma batalha na fortaleza da cidade de Pamplona, na Espanha. Foi no período de recuperação que começa a transformação de sua vida e anos mais tarde culminará na criação de uma nova ordem religiosa. Um processo de conversão que mudou não apenas a história daquele cavaleiro, mas também a da Igreja e do próprio mundo.
Ver novas todas as coisas em Cristo é, simultaneamente, o tema e a proposta do Ano Inaciano. De alguma forma, os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, toca a todos. Essa é a mesma ordem religiosa do Papa Francisco, como jesuíta traz consigo a espiritualidade inaciana e com isso nos leva mais próximo desse carisma. No Brasil, e em particular no Espírito Santo, temos ainda o legado da presença de São José de Anchieta que se tornou jesuíta quando Inácio ainda era o Superior da recém criada ordem e enviou o jovem noviço, com apenas 19 anos, para a missão no Brasil.

Com Francisco, primeirar
Quantos momentos históricos e surpreendentes vimos acontecer ao longo desse pontificado de Francisco, o primeiro pontífice jesuíta da história. O Papa Francisco gosta da expressão primeirar no sentido de ser uma ação que acontece primeiro, ou seja, que inaugura. Francisco primeirou no jeito de ser Papa, assim como Santo Inácio de Loyola primeirou em sua ação de ajudar as almas através dos exercícios espirituais, como também primeirou São José de Anchieta na forma de acolhimento do outro e do diferente. Primeiramos também nós quando ousamos deixar-nos guiar pelo Espirito Santo. É tempo de primeirar nessa redescoberta de quem são os jesuítas e a Companhia de Jesus, quem são Anchieta e Inácio de Loyola, mas sobretudo redescobrir que a conversão é um caminho para “em tudo amar e servir”, como ensina Santo Inácio de Loyola.
Convidamos você a ouvir Tudo Novo, o Hino oficial do Ano Inaciano no Brasil.