Este dia também deverá ser lembrado como o dia no qual o bispo auxiliar, como catequista dedicado, veio celebrar São José de Anchieta, o Apóstolo Padroeiro do Brasil.
Anchieta, 30 de maio de 2023.
A noite do primeiro dia da Novena em honra a São José de Anchieta deste ano de 2023 não poderia ter sido mais acolhedora e surpreendente. A presença do bispo auxiliar de Vitória, Dom Andherson Franklin, era muito aguardada.
Capixaba, natural de Cachoeiro de Itapemirim, localidade ao sul do estado do Espírito Santo, Dom Andherson que celebrou o encerramento da Festa, no ano de 2022, ontem celebrou a abertura das festas de 2023.
Apresentemo-nos a Deus! Dia após dia, durante esta novena, Deus nos falará ao coração para testemunharmos com alegria o que d’Ele recebemos.
A expectativa era que fosse uma grande noite, porém foi mais! Foi um momento de acolhida, proximidade, repleto de surpresa e testemunho. “Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.” 1 (Coríntios 2:9)
Destacamos os principais momentos!
Homilia
O discípulo amado do Evangelho foi aquele que se reclinou no Coração de Jesus. Dom Andherson recordou como Deus sempre foi o repouso e sustento de homens e mulheres que não só escolheram, mas reconheceram, que na comunhão com os irmãos estariam ancorados numa vida plena.
“Assim somos nós, e assim foi o nosso querido Apóstolo do Brasil. Um discípulo amado de Cristo, que voltou o olhar para Cristo, reconheceu que nele estava a fonte da Vida. E por isso, tudo o que fez, tudo o que passou, tudo o que enfrentou, não o fez, não passou e não enfrentou sozinho, mas acompanhado de Cristo, como um discípulo amado fiel. “
A presença mariana é indissociável da vida do Apóstolo do Brasil. Dom Andherson recordou que Nossa Senhora nunca abandonou a São José de Anchieta.
Assim como Jesus ofereceu ao discípulo sua Mãe, também a ofereceu como companheira e intercessora à São José de Anchieta e a nós. Maria, Mãe da Igreja, ajuda-nos sempre, principalmente quando tiramos os olhos de Deus. Fazei tudo o que ele vos disser!
O diálogo com as crianças
Dom Andherson, ao final da Missa, dedicou um tempo para conversar com as crianças. Sentou-se com elas próximo ao altar e seguiu, de forma simples e profunda, um diálogo sobre o amor de Deus, a Igreja e Maria.
Nesse momento, o bispo exerceu visivelmente o seu Ministério de Catequista das crianças, adolescentes, jovens e adultos, na medida que ensinava pelos seus gestos e confirmava com seu testemunho o que é a Evangelização.
Dom Andherson com as crianças no Santuário Nacional de São José de Anchieta.
Uma bela experiência
Dom Andherson deu a conhecer uma bela experiência por ele vivida. Em suas orações, recorda-se dos catequistas todos os dias, sabe por quê?
“Uma catequista me acolheu na igreja, lá na porta da igreja, depois que eu fiquei quatro anos afastado da Igreja. E ela me ofereceu o maior tesouro da vida! Muito obrigado pelo testemunho e pela presença de vocês. O Ministério dos catequistas é importante! Se não fosse aquela catequista eu não seria cristão, não teria sido padre por vinte e três anos e, hoje, bispo. Nós formamos homens e mulheres novos para uma Igreja nova!”
São José de Anchieta é o padroeiro dos catequistas justamente por sua capacidade de estar próximo, dialogar e evangelizar pela entrega da sua vida, a beleza da alegria que encontrou em Deus. Ele é exemplo de alegria, oração e serviço para todos nós.
Festa Nacional de São José de Anchieta
A novena em preparação para o Dia de São José de Anchieta acontece sempre ás 19h00, no Santuário Nacional de São José de Anchieta – ES, de 27/05 a 09 de junho. A Festa continua com ampla programação devocional e cultural até o final de semana do dia 11 de junho.
1 Comment
Foi muito lindo mesmo, emocionante.Deus agindo em todo momento