Os estados do Espírito Santo e de São Paulo são frequentemente ligados quando se pensa na vida e na obra de São José de Anchieta, pois são os lugares que conservam a memória do início e do fim da sua peregrinação. O Colégio São Tiago, atual Palácio Anchieta, entra nessa conexão não só pela vida de São José de Anchieta, mas também pela de seus companheiros jesuítas.
Além da conexão por São José de Anchieta, há ainda dois personagens: P. Afonso Brás, fundador do Colégio de São Tiago (1551) e P. Manoel da Nóbrega, fundador da Província dos Jesuítas no Brasil.
Pe. Manoel da Nóbrega, sj que presava muito pela unidade, esteve no Espírito Santo, no colégio de São Tiago no ano de 1552 e em seguida designa Pe. Afonso Brás, fundador do Colégio de São Tiago, e o noviço José de Anchieta, recém chegado ao Brasil, para a fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, sendo o primeiro, ministro e o segundo, professor.
O fundador do Colégio de Santiago de Vitória participa da fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, ao lado do fundador da Província dos jesuítas do Brasil, P. Manoel da Nóbrega e do jovem José de Anchieta, em sua primeira missão. Afonso Brás é considerado o arquiteto de São Paulo, pois foi o responsável pela ampliação do Colégio de Piratininga, já no ano de 1556 – devido ao crescimento do vilarejo, uma escola e igreja foram construídas de taipa de pilão pelo P. Afonso Brás, SJ, com equipe organizada e chefiada pelo líder indígena Tibiriçá.
Mais tarde, Pe. José de Anchieta assumirá o cargo de Reitor do Colégio de São Tiago do Espírito Santo, criado pelo Pe. Alfonso Brás, local onde será enterrado. Atualmente, a capela do Pateo do Collegio é dedicada a São José de Anchieta.
Na conclusão do relato sobre o Espírito Santo, o historiador jesuíta Serafim Leite menciona que na época da conclusão de sua pesquisa “Falta ainda o monumento a Afonso Brás, fundador do Colégio e da instrução no Estado do Espírito Santo.” Atualmente, um dos salões do Palácio Anchieta se chama Salão P. Afonso Brás, em homenagem ao seu fundador.
25 de janeiro de 1554: Fundação do Colégio de São Paulo de Piratininga, berço da cidade de São Paulo e um marco na história do Apóstolo e Padroeiro do Brasil. A última missão do Padre José de Anchieta foi na aldeia de Reritiba, na capitania do Espírito Santo, distante quase 900 km da aldeia de Piratininga. Ao passo que a cidade da primeira missão conserva o nome de seu Patrono: São Paulo. A cidade da sua última missão conserva seu nome próprio: Anchieta.