Nos 25 anos da rádio CBN Vitória, preparamos uma breve retrospectiva dos momentos que o Santuário Nacional de São José de Anchieta foi destaque na rádio que toca notícias.
Quando o Santuário é notícia, de alguma forma participamos da história dos veículos de imprensa e dos profissionais que estiveram conosco exercendo seu trabalho. A exposição das pedras originárias, a preparação e a entrega das marmitas para os municípios atingidos pelas enchentes, a restauração, os 430 anos da construção do Santuário são exemplos recentes das vezes que o Santuário foi notícia. Por isso, hoje, destacamos 4 coberturas especiais.
Registro do dia da entrevista do Padre Bruno Franguelli ao jornalista Fábio Botacin nos estúdios da Rádio CBN Vitória, em 2019.
Em um momento desafiador, logo nos primeiros meses da pandemia no Brasil, e tivemos de nos reinventar. Celebrar a Festa Nacional de São José de Anchieta, em tempos de pandemia, exigiu respostas novas. Atividades que geram aglomerações foram canceladas, procissões foram substituídas, novas formas de experimentar a devoção foram descobertas. E a CBN Vitória cobriu esse momento também.
Clique escute a entrevista de Padre Nilson Marostica, na integra.
Disponível também no site: 2020
O CBN Cotidiano, apresentado pelo jornalista Fábio Botacin, dedicou parte do programa para contar a história de São José de Anchieta. O Padre Bruno Franguelli, vice-reitor do Santuário São José de Anchieta, foi o convidado para dar detalhes dessa história fascinante aos ouvintes.
Escute na íntegra, foram quase 40 minutos de uma conversa riquíssima, leve e descontraída sobre o Apóstolo e Padroeiro do Brasil.
Disponível também no site: 2019
A declaração de São José de Anchieta como padroeiro do Brasil ao lado de Nossa Senhora Aparecida e o reconhecimento do título de Santuário Nacional ao conjunto arquitetônico de localizado no município de Anchieta que inclui a igreja construída e inaugurada por Anchieta em 1590 e a cela em que o morreu em 1597.
Clique aqui e acesse a reportagem completa: 2015
O estado do Espírito Santo conserva parte importante da memória de São José de Anchieta que percorreu toda a costa brasileira. Mas foi aqui que o Apóstolo e Padroeiro do Brasil viveu os últimos dia de sua vida e morreu em 09 de junho de 1597. O processo de canonização mais longo da história, o reconhecimento da santidade do jesuíta José de Anchieta, foi um marco.
Clique aqui e acesse a reportagem completa: 2014
Com esta publicação, está também a nossa homenagem ao trabalho de todos os profissionais da imprensa, sobretudo nesse momento desafiador que vivemos. Esses profissionais contribuem para tornar mais conhecida no Espírito Santo (estado onde está localizado o Santuário), no Brasil e no mundo, a riqueza histórica, cultural, religiosa e artística do Santuário Nacional de São José de Anchieta e de seu fundador, o Apóstolo e Padroeiro do Brasil.