O Santuário Nacional de São José de Anchieta é um templo católico localizado em uma encosta do morro do Rio Benevente. Este local, que fica no município de Anchieta, litoral sul do Espírito Santo, foi onde São José de Anchieta escolheu passar os últimos 10 anos de sua vida.
Conheça 10 coisas que você encontra no Santuário Nacional de São José de Anchieta.
Foi em 15 de agosto de 1579, dia da Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, que São José de Anchieta fundou a missão jesuítica na aldeia de Reritiba. Por isso, a aldeia hoje é uma cidade que recebeu o nome do Santo para homenageá-lo.
A construção durou exatamente 11 anos. Foi o próprio Anchieta, com a ajuda dos índios, que ergueu as paredes deste templo religioso de importância histórica, religiosa e cultural.
A inauguração da igreja aconteceu também na Festa da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, 15 de agosto de 1590. Esta celebração de inauguração marca o nascimento de uma paróquia e tem o nome de dedicação, ou consagração.
O Santuário Nacional de Anchieta tem preservado na igreja de Nossa Senhora da Assunção o altar de pedra construído pelo santo com o auxílio dos índios no século XVI.
Tanto o altar quanto a igreja foram construídos de pedras e blocos de recife presos com argamassa feita com óleo de baleia.
São José de Anchieta tinha grande devoção à Conceição e a Assunção de Maria, por isso dedicou a igreja que construiu à Nossa Senhora da Assunção, no dia da sua Festa.
No dia da dedicação da igreja, uma imagem de Nossa Senhora da Assunção vinda de Portugal, confeccionada em terracota, passou a adornar o altar e pode ser vista até hoje.
Para este dia especial de festa, Anchieta escreveu o Auto da Assunção, uma peça teatral que conta a história da visita de Virgem Maria à aldeia. A encenação aconteceu desde o navio que atracou no porto do Rio Benevente até a igreja.
O Auto da Assunção segue uma narrativa de encontros, reúne elementos culturais indígenas e portugueses. Além disso, foi redigido e encenado em língua Tupi.
Este museu está anexo à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção.
Desde 1965 ele reúne marcos históricos, culturais, religiosos e artísticos importantes para o município de Anchieta, para o estado do Espírito Santo, para a história do Brasil e da Companhia de Jesus.
No Museu Nacional de São José de Anchieta é possível ver móveis antigos que pertenceram ao santo, peças arqueológicas, roupas e inúmeros outros importantes objetos de valor religioso.
Os escritos originais em tupi do Auto da Assunção, com a letra de Anchieta, foram preservados na íntegra.
Esse tesouro histórico, cultural e cristão pertence ao acervo do Museu do Santuário Nacional de São José de Anchieta.
O quarto que o padre Anchieta ocupava está preservado e aberto aos peregrinos. No local é possível encontrar a relíquia de um dos ossos de Anchieta.
Foi também neste quarto que ele faleceu em 9 de junho de 1597. O local foi declarado parte do Santuário Nacional de Anchieta em 2015 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na mesma ocasião, Anchieta foi declarado padroeiro da nação brasileira.
O Santuário Nacional de São José de Anchieta é composto por um conjunto arquitetônico. Dele, além da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, do Museu e do quarto de Anchieta, também fazem parte as áreas da antiga residência jesuíta anexa, ambas tombadas como Monumento Nacional desde 1943.
No local também existe o sítio arqueológico, biblioteca e centro de documentação especializados. O Santuário Nacional de Anchieta também conta com um centro interpretativo que ilustra o papel e a obra do Apóstolo do Brasil e as vivências dos missionários jesuítas em terras brasileiras.
Neste local encontram-se peças que representam graças alcançadas pela intercessão de São José de Anchieta.
Pessoas de diferentes locais do país, que visitam o Santuário de Anchieta, fazem questão de entregar ali seu ex-voto como um agradecimento ao santo.
O local inspira fé e devoção!
Loja e Café do Santuário Nacional de Anchieta
Para bem receber os peregrinos e devotos de São José de Anchieta, o Santuário possui um espaço de lazer com um Café e Loja.
Neste ambiente agradável e acolhedor os devotos fazem uma refeição saborosa e encontram uma variedade de objetos religiosos e de devoção para levar como recordação.
Desde 2014, com a canonização de São José de Anchieta, o Santuário Nacional recebe ainda mais devotos que vêm de todo o país.
Para homenagear o santo, todos os meses, no dia 9, o Santuário vive o dia votivo com missa às 19 horas em honra a Anchieta.