As mudanças começaram a ser implantadas no verão com o funcionamento diários dos serviços. A partir deste final de semana, haverá novos horários para os domingos.
O crescimento no fluxo de visitantes, peregrinos e turistas exigiu adequações nos horários de funcionamento das diferentes atividades que podem ser realizadas no Santuário. As mudanças têm como objetivo atender diferentes públicos, garantindo desde tempo necessário para a realização das atividades religiosas até o tempo de permanência para visitas no interior da igreja. As mudanças também contemplaram o atendimento aos turistas e peregrinos em todos os dias da semana.
SERVIÇO
Novos horários de funcionamento do Santuário Nacional de São José de Anchieta
Missas Diárias
Visitas no interior da igreja: sacristia, altar e quarto (cela) de Anchieta
Centro de Interpretação
Loja do Santuário
Centro de Documentação
Café Rerigtyba
Endereço
Praça do Santuário, 240 – Morro da Penha
29230-000 Anchieta
Mais informações
Telefone / WhatsApp (28) 99939-4243
Instagram/Facebook: @santuariodeanchieta
YouTube: Tv Santuário de Anchieta
A igreja
A igreja de Nossa Senhora da Assunção que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta é também a comunidade matriz da Paróquia de Nossa Senhora da Assunção, no município de Anchieta. A edificação com mais de 430 anos foi dedicada por José de Anchieta. Em 15 de agosto de 1590, por ocasião da sua dedicação, foi encenado o Auto da Assunção, uma peça teatral que teve a aldeia como palco e foi escrita e encenada em Tupi, língua dos povos originários que Anchieta conheceu e escreveu a primeira gramática brasileira que começa afirmando ser esta “uma língua do Brasil”.
A Cela, o Quarto de Anchieta
O local onde José de Anchieta morreu em 09 de junho de 1597 está preservado e ainda hoje é possível visitá-lo, no município de Anchieta, no litoral sul do Espírito Santo. Considerado coração do Santuário Nacional de São José de Anchieta, a cela – como eram chamados os quartos dos religiosos – conserva a memória e a história do jesuíta que percorreu toda costa brasileira, viveu no Espírito Santo e morreu nesta cidade. Foi a partir desse ponto que os indígenas realizaram o cortejo que durou quatro dias para realizar o sepultamento do jesuíta no Colégio de São Tiago, atual Palácio Anchieta, na ilha de Vitória.
Santuário Nacional de São José de Anchieta. Anchieta ES