Da conversão de Santo Inácio nasceu a Companhia de Jesus. Para um novo mundo, uma nova resposta. E essa nova resposta passou pela vida de tantos novos santos. Entre eles, São José de Anchieta.
Ferido em uma batalha, Santo Inácio leu os livros sobre a vida de Cristo e dos santos. “Se os santos fizeram isso porque eu também não posso?
Aquela ferida fez com que Inácio se recolhesse. Guerreiro, descobria que há fidalguia maior, há combate mais duro: a santidade. Há desafio maior: ser santo. Um sentido supremo: a maior glória de Deus.
Inácio, Íñigo, guerreiro. Inácio, mendigo. Deixa sua lança, veste um pano de saco. Cumpre o Evangelho. Sai da Espanha. Peregrina à Terra Santa. Anuncia o Evangelho. Estuda em Paris. Encontra amigos. Compartilham a mesma fé. Fundam a Companhia.
Da conversão de Santo Inácio nasceu a Companhia de Jesus. Para um novo mundo, uma nova resposta. E essa nova resposta passou pela vida de tantos novos santos. Entre eles, São José de Anchieta.
Aos 17 anos, José de Anchieta torna-se jesuíta ainda nos primeiros anos da Companhia de Jesus, em 1551.
A Companhia de Jesus nasceu missionária. Esse carisma específico é uma resposta criativa de Deus em Inácio, na Companhia de Jesus e nos filhos que essa Companhia gerou. Entre eles, São José de Anchieta.
Contemporâneos, Inácio e Anchieta não se encontraram, mas trocaram cartas que são registros históricos importantes e testemunho fundamental do fiel cumprimento dos ideais que Santo Inácio de Loyola por São José de Anchieta na missão que realizou nas terras do Novo Mundo, marco do tempo das grandes navegações.
Duas novidades se encontraram: um novo carisma para a Igreja e o encontro entre povos mutuamente desconhecidos. O tempo de Deus: a providência.
Anchieta coloca Inácio a par do que se tem feito na Missão, conforme as nossas constituições. Anchieta foi extremamente fiel.
Nilson Marostica, SJ
No período em que foi provincial, Anchieta escreveu as cartas ânuas – enviadas todos os anos pelos provinciais ao superior da Companhia a fim de informar sobre os trabalhos das missões.
Nas cartas para Santo Inácio, São José de Anchieta descreve as durezas que enfrenta, a confiança que nunca o abandona, a esperança que o guia. São notícias de seus filhos espirituais, os registros das fundações de vilas, as exigências do cuidado com os órfãos e as dificuldades diante das práticas instaladas no lugar.
Inácio conheceu as dores, o trabalho, a esperança, a santidade de Anchieta. Sem ter aqui colocado os pés, Santo Inácio de Loyola aqui colocou o seu coração. Temos a sua companhia. Um dos primeiros lugares no mundo a receber a Companhia de Jesus.
Missa em ação de graças pela canonização de São José de Anchieta, na igreja de Santo Inácio, em Roma. Foto: Giuseppe Cacace/AFP.
Ele, juntamente com Nóbrega, é o primeiro jesuíta que Inácio envia para a América. Um jovem de 19 anos…
Papa Francisco
A Missa em ação de graças pelo reconhecimento da santidade de São José de Anchieta aconteceu na igreja de Santo Inácio, em Roma. Na ocasião, Papa Francisco, jesuíta, recordou que o jovem Anchieta, ao lado do padre Nóbrega – fundador da província dos jesuítas no Brasil – foi um dos primeiros a concretizar os ideais da Companhia de Jesus.
Anchieta primeirou não só nessas terras do Novo Mundo. Anchieta primeirou no pleno cumprimento dos ideais que Cristo suscitou no coração de Inácio.
Rezem por nós!
É comum ouvir essa frase e logo se recordar do Papa Francisco. Esse também foi o pedido de Anchieta a Inácio.
Resta que, Reverendo Padre, nos encomendemos humildemente a tua e as orações de todos os nossos Irmãos.
Anchieta para Inácio
Piratininga, na Casa de S. Paulo, 1554.
Hoje, é a nossa vez
Santo Inácio, nosso pai, peça a Deus por nós. Junto dos santos irmãos da Companhia, ajuda-nos a darmos também hoje uma resposta criativa para o nosso tempo tão necessitado do discernimento e das obras de amor.
Apoteose de Santo Inácio. Pintura de Andrea Pozzo no teto da igreja de Santo Inácio, em Roma.
A resposta de Deus em Santo Inácio é atual e a providência de termos o Papa Francisco e São José de Anchieta tão próximos a nós é carinho de Deus conosco. A recente canonização de Anchieta, a eleição de Francisco trouxeram uma nova luz ao carisma inaciano, uma resposta de Deus para o nosso tempo.