2022 foi peculiar, após dois anos com restrições exigidas pela emergência sanitária que atingiu todo o mundo, foi este o ano da retomadas das atividades. Reunimos aqui alguns destaques.
O ano começou com o primeiro verão após a conclusão das obras de restauro e readequação do Santuário que foram entregues em outubro do ano anterior. A abertura oficial do Café Reritiba era a peça que faltava. Afinal, um por do sol ☀️ é um espetáculo a cada dia.
2 – Encontro de reitores
A retomada dos eventos presenciais foi uma das marcas de 2022. E duas importantes Festas do Espírito Santo estiveram juntas no Congresso nacional de reitores de santuários brasileiros. A Festa da Penha e o projeto da Festa que viria a acontecer em Anchieta foram apresentados. O Convento da Penha foi o local escolhido para o próximo encontro em 2025.
A primeira após a retomada dos eventos presenciais. Um desafio que consolidou uma bela festa. O formato híbrido permitiu a participação do público no santuário e a transmissão para o público em todo o Brasil e outros países. Uma mudança e respeito com as pessoas que – sobretudo durante a pandemia – se aproximaram do santuário e acompanham as transmissões diariamente.
Um projeto inédito. Uma tarde cultural, transmitida ao vivo desde o Santuário de Anchieta com muita música, história e arte. Com audiência em todo o Brasil pela internet, alcançou países como Itália e México que acompanharam a exibição do programa. O sucesso foi tamanhos que o programa foi reapresentado na TVE por ocasião dos passos de Anchieta, que aconteceu 15 dias após a festa.
Capixabear – Apoio à Festa de Anchieta
Pela primeira vez a Secretaria de Turismo do Estado apoiou a transmissão de toda a Festa. Incluindo todos os dias da novena, o encerramento em 3 emissoras TV é um programa inédito na TVE. A transmissão foi realizada pela BlueDog Media.
O Santuário foi o local escolhido pelo autor, Pe. Felipe da Assunção Soriano, SJ para sediar o lançamento do livro “MARIA TUPANSY – O Auto da Assunção de São José de Anchieta”.
O evento contou com a participação de diversas pessoas e com um bate-papo entre o autor, pe. Nilson Marostica, reitor do Santuário, e a Dra. Maria José da Cunha.
A dedicação da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, que integra o Santuário Nacional de São José de Anchieta aconteceu no dia 08 de junho, a Missa foi presidida por Dom Dario Campos, ofm, Arcebispo da Arquidiocese de Vitória, e contou com a presença de religiosos e da arquiteta Raquel Schneider que trabalhou na restauração da igreja.
Dom Anderson Franklin presidiu a missa de encerramento da Festa Nacional de São José de Anchieta. Natural de Cachoeiro de Itapemirim – ES, foi a primeira celebração no Santuário após a nomeação como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Vitória.
Após cinco anos na função de Reitor do Santuário, o Pe. Nilson Maróstica, SJ concluiu seu período à frente do Santuário. Seus últimos anos na cidade de Anchieta foram de significativas contribuições como as obras de restauro e readequação do complexo arquitetônico do
Santuário, a primeira parte da reforma da Centro de Espiritualidade Padre Anchieta – CESPA,
além da ampliação da Festa Nacional de São José de Anchieta.
Relembre a missa de envio.
Chegado recentemente a Anchieta, o Pe. Álvaro Negromonte, SJ, recebeu no dia 16/11 a posse canônica na Celebração Eucarística presidida pelo bispo auxiliar de Vitória, Dom
Andherson Franklin Lustosa de Souza, em vista das missões de Pároco da Paróquia N. Sra. da
Assunção e de Reitor do Santuário Nacional.