Com a pandemia a Festa Nacional de São José de Anchieta teve que se reinventar. A partir do convite para a Festa deste ano: leve Anchieta para sua casa nasceu uma série que será chamada Viva Anchieta, uma referência e um convite para conhecer o Santo, o Santuário e o Município.
Toda a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta foi reconfigurada diante do novo cenário mundial e das exigências de segurança e saúde da comunidade científica e das autoridades sanitárias. Atividades que geram aglomeração de pessoas foram canceladas e a orientação é que toda participação aconteça a partir de nossos próprios lares.
Em 2019 foram quase 30 dias de festa, em 2020 serão 11 dias não menos intensos. Todos os dias são realizadas 5 transmissões ao vivo que incluem momentos de oração, visita guiada, badalar dos sinos e leitura dos Poemas de São José de Anchieta. Todos os vídeos são gravados, em locais cheios de história para contar e transmitidos nas redes sociais.
Transmissões já aconteciam no Santuário de Anchieta em datas importantes, como o dia 09 de cada mês, na Missa votiva a São José de Anchieta. A mudança aconteceu no conteúdo e na forma. O diferencial das novas transmissões estão na experiência que proporcionam: um envolvimento com a obra de Anchieta e o Santuário, tanto no aspecto religioso, quanto histórico, cultural e literário.
Para o reitor do Santuário, um dos aspectos que mais chama a atenção é a “descoberta da importância das tecnologias na evangelização que a Pandemia está proporcionado”. São transmissões breves, em diferentes locais do município de Anchieta, ricos em história e curiosidades.
Toque dos sinos
Todos são convidados a uma participação a partir de seus lares, para que tenhamos a proximidade na transmissão, estejamos perto ou não do Santuário. Isso nos torna iguais nesse momento como em nenhum outro. Antes, apenas quem mora em Anchieta tinha o gostinho de ouvir os sinos tocando da janela de casa. Esse toque dos sinos acontece diariamente, desde o início da Pandemia, e foi incorporada à programação da Festa.
Veja o vídeo com o toque dos sinos
Oração da manhã
Breve momento de oração com poemas e escritos de São José de Anchieta e tradicionais orações jesuíticas. Transmitidas ao vivo todos os dias às 07 h da manhã, de diferentes locais da cidade de Anchieta, a oração frequentemente é acompanhada pela trilha sonora dos pássaros. Locais já visitados: Praia de Ubu, Poço jesuíta, Casarão da quarentena e o antigo colégio Maria Mattos.
Oração da manhã: Casarão da quarentena
Tour pelo Santuário
Uma visita guiada com detalhes curiosos e que ajudam a descobrir a riqueza histórica, cultural e religiosa do Santuário Nacional de São José de Anchieta que preserva parte da história e da experiência religiosa do Apóstolo do Brasil. Transmitidas ao vivo todos os dias às 09h, pelo Padre Nilson Marostica, SJ, reitor do Santuário.
Poema da Virgem e Outros escritos
Aprofundar a leitura de importantes textos da literatura nacional escritos pelo Poeta da Virgem Maria, José de Anchieta, o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta do Brasil. As transmissões acontecem todos os dias às 19h, com apresentação do Padre Marcelo Costa, SJ.
Poema da Virgem Maria e Outros escritos
Os vídeos gravados durante a Festa serão organizados e darão origem a três séries que ficarão disponíveis no site do Santuário para todos que desejarem conhecer mais a Santuário, a cidade, a obra e a vida de Anchieta, o Santo Apóstolo e Padroeiro do Brasil.
São eles: Série oração da manhã, Série tour pelo Santuário e Série Poema A Virgem Maria e outros escritos.
O Santuário de Anchieta na Pandemia
Desde o início da Pandemia do Novo Coronavírus, o Santuário também sofreu alterações em sua rotina. Para respeitar o isolamento social e continuar assistindo as pessoas, a Missa passou a ser transmitida diariamente. Um anúncio de esperança, com o toque dos sinos do Santuário sempre ao meio-dia e desde o dia 19 de março, nascimento de Anchieta, propaga a Oração a São José de Anchieta nas epidemias.
Curiosidade sobre os sinos: No Auto da Assunção, escrito e encenado por São José de Anchieta para dedicação da igreja de Reritiba, o anjo invoca a proteção contra as enfermidades. 429 anos depois, na pandemia do Novo Coronavírus, os sinos desta mesma igreja ressoam para invocar a proteção de Deus para nossa aldeia global, a nossa Casa Comum.
Doação
Sem a presença dos turistas e peregrinos, o Santuário de Anchieta também passou a enfrentar dificuldades financeiras para manutenção das atividades e pagamento dos funcionários. É possível ajudar o Santuário de Anchieta com doações de qualquer valor pelo PicPay “Santuário Nacional São José de Anchieta”. As informações de depósito bancário ou para fazer parte da campanha Amigos de Anchieta estão disponíveis no site www.santuariodeanchieta.com.
Mídias Sociais
A Festa Nacional de São José de Anchieta acontece nas Mídias Sociais do Santuário de 30/05 a 09/06.
Facebook: Santuário de Anchieta.
YouTube: TV Santuário de Anchieta
Instagram: @santuariodeanchieta
Site: www.santuariodeanchieta.com
WhatsApp: (28) 99939-4243