Provincial dos Jesuítas do Brasil envia mensagem para as comemorações de São José de Anchieta. Em comunhão com o Ano Inaciano, a Festa acontece a partir do Santuário Nacional de São José de Anchieta para todo o território nacional que celebra seu Apóstolo, Padroeiro e Patrono da Província dos Jesuítas do Brasil.
Como entender estas pessoas que a partir da dor intensa que sentiram se abriram a mudanças e se colocaram à serviço de Deus e do próximo?
Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ
Provincial dos jesuítas do Brasil
O coração da mensagem nasce dessa pergunta. O Provincial dos jesuítas do Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, por ocasião das celebrações de São José de Anchieta no Ano Inaciano, leva-nos a compreender como a vida e a espiritualidade de Santo Inácio e de São José de Anchieta podem nos ajudar a ver as circunstâncias que vivemos e, com um novo olhar, transformar as realidades que encontramos, a começar por nós mesmos.
Está no coração das celebrações do Apóstolo e Padroeiro do Brasil, a comunhão com o Ano Inaciano.
São José de Anchieta tornou-se um jesuíta ainda nos primeiros anos da Companhia de Jesus. Enviado ao Brasil ainda jovem, mais tarde veio a exercer a função de Provincial do Brasil quando Santo Inácio era o Superior da Companhia. Anchieta seguiu em tudo as constituições da nova ordem e serviu a Deus ao modo de Santo Inácio de Loyola.
Comemorar a Festa Nacional de São José de Anchieta em comunhão com o Ano Inaciano é de uma força que faz pulsar no coração de cada um de nós, em especial os brasileiros, o desafio de lançar um novo olhar também para a vida desses santos que foram tão importantes para a nossa história. Há uma proposta de conversão individual, mas há também um impulso para ver novas todas as coisas em Cristo de uma forma ampla, e isso envolve a nossa própria história como nação.
Conhecer um cavaleiro que fundou uma congregação e um jovem que fundou uma nação.
A mensagem do Provincial, sucessor de São José de Anchieta, aproxima-nos do coração do Ano Inaciano. Compreender que a conversão é um caminho no qual não estamos sozinhos: temos companhia.
Pe. Nilson Marostica, SJ
Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta
A Festa Nacional de São José de Anchieta acontece a partir do Santuário Nacional de São José de Anchieta, localizado na região sul do Espírito Santo, no município de Anchieta, a 90km da capital Vitória. O complexo arquitetônico do Santuário guarda a cela onde morreu São José de Anchieta em 09 de junho de 1597, ao lado da igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída e dedicada por São José de Anchieta 1590.