O novo bispo da Diocese de Colatina, no Espírito Santo, Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa, foi o postulador da causa de beatificação do jesuíta Dom Luciano Mendes de Almeida.
Foi anunciada nesta quarta-feira, dia 27, três nomeações do Papa Francisco para o Brasil. Entre elas está a nomeação do Cônego Lauro Sérgio Versiani Barbosa que foi o postulador da fase Diocesana da Causa de Beatificação e Canonização do jesuíta Servo de Deus dom Luciano Mendes de Almeida, entre os anos de 2014 a 2018. Cônego Lauro foi nomeado bispo para a Diocese de Colatina, do Espírito Santo – mesmo estado onde está situado o Santuário Nacional de São José de Anchieta. O sacerdote integra hoje o clero da Arquidiocese Metropolitana de Mariana – MG.
A vida de Dom Luciano é um testemunho eloquente.
Cônego Lauro Sérgio Versani Barbosa
Padre Lauro na entrega dos documentos do processo de beatificação de Dom Luciano na Nunciatura Apostólica. Foto/Reprodução: Diocese de Leopoldina.
Mais duas nomeações para o Brasil
Novo bispo auxiliar de Belo Horizonte: o padre Joel Maria dos Santos, do clero da mesma Arquidiocese, até agora pároco da Santíssima Trindade em Belo Horizonte e vigário episcopal para a Ação Pastoral.
Bispo de Camaçari: o padre Dirceu de Oliveira Medeiros, do clero da Diocese de São João del Rei – MG, até agora subsecretário adjunto geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O Santo Padre aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Camaçari – BA, apresentada por dom João Carlos Petrini.
A Fase Diocesana do Processo de Beatificação do Servo de Deus Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida foi concluída pelo Tribunal Eclesiástico da Arquidiocese de Mariana no dia 21 de maio de 2018.
Concluída Fase Diocesana do Processo de Beatificação de Dom Luciano