Após 03 anos de trabalho, no dia 18 de novembro de 2021, as obras de restauro e readequação do Santuário Nacional de São José de Anchieta foram entregues.
Agora, a comunidade local, turistas e peregrinos já podem ter acesso à instalações adequadas e uma estrutura melhor para acolher a todos. A novidade foi recebida com entusiasmo e esperança. Além de consolidar o local como destino turístico, amplia o interesse por conhecer a vida e obra de São José de Anchieta, da Companhia de Jesus e a história deste monumento com mais de 400 anos. O novo formato favorecerá desde os momentos de lazer, contemplação e oração até o acesso à informações históricas de forma simples e direta, bem como espaços adequados para o aprofundamento de pesquisas. Tudo isso favorece e compreensão da relevância histórica, cultural, religiosa e artística desse lugar.
O complexo arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta envolve a igreja de Nossa Senhora da Assunção, construída e dedicada pelo Padre José de Anchieta em 15 de agosto de 1590, a residência dos jesuítas – hoje centro de documentação e de interpretação – além do pátio e da cela – ou quarto – onde São José de viveu seus últimos dias e faleceu em 09 de junho de 1597.