Se também nós não nos sentimos sufocados com notícias da falta de ar nos hospitais de Manaus é porque falta-nos o sopro de vida e de esperança. Em meio à escuridão, exemplos de passos seguros podem ser como frestas de luz para vencer a cegueira.
Falta oxigênio! A notícia também sufocou e tirou o ar de muitos. Mas não de todos. Não bastaram os relatos, os áudios, as imagens, as vidas… diante de um momento de crise aguda como este, há a necessidade de medidas urgentes. E também de se deparar com perguntas. Hoje, ficaremos apenas com duas.
Sim, em Jesus de Nazaré. O motivo é simples, nossa fé está ancorada em Jesus Cristo, Filho de Deus, nascido da Virgem Maria.
“Aliás, Deus revelou que o seu amor pelo homem, por cada um de nós, é incomensurável: na Cruz, Jesus de Nazaré, o Filho de Deus que se fez homem, mostra-nos do modo mais luminoso até que ponto chega este amor, até ao dom de si mesmo, até ao sacrifício total.” Bento XVI
Em Jesus, o amor transbordou da cruz. E se nos cilindros está a necessidade do meu próximo, se salvará vidas, se denunciará falsos messias, sim! O amor caberá em cilindros.
Não permitais, pois,
que o vencido prenda e acorrente aos que faz vencedores
a vitória de teu Filho.
São José de Anchieta, Poema da Virgem Maria (v.4900)
Em mensagem publicada logo após a denúncia da calamidade em Manaus, Dom Walmor, presidente da CNBB se dirige aos cristãos e pessoas sensíveis e pede um “gesto concreto e urgentíssimo” de ajuda à Manaus. Porém, exigiu mais do que isso. Que ofereçam seu sopro de vida, incluindo: oxigênio e vacinação.
Cada pessoa seja responsável pelo próximo.
E ainda pede “sejamos sábios na construção de um novo tempo, porque é tempo de cuidar”.
“A fé é crer neste amor de Deus que não diminui diante da maldade do homem, perante o mal e a morte, mas é capaz de transformar todas as formas de escravidão, oferecendo a possibilidade da salvação.” Bento XVI
Nesta mesma semana teve início a vacinação de todos os moradores do Vaticano – que é um pais – e isso inclui o Papa Francisco e Bento XVI que já receberam a primeira dose da vacina. Ademais, o Papa Francisco anunciou no sábado que destinará vacinas do Vaticano para os moradores de rua de Roma. Em meio à escuridão, exemplos de passos seguros podem ser como frestas de luz para vencer a cegueira.
Papa Francisco e Bento XVI receberam a primeira dose da vacina.
Por Ligia Maria Fiorio Custódio Pessin
Oração da Manhã
Desde o Santuário Nacional de São José de Anchieta, pela situação emergencial da saúde de Manaus.