Festa, Epidemia e Novas Tecnologias. Como a Festa Nacional de São José de Anchieta se reinventou e possibilitou uma nova experiência de evangelização com as mídias sociais.
A chegada da pandemia, que no Brasil começou em março e exigiu mudanças severas nas atividades do Santuário. Como a Festa de São José de Anchieta aconteceu dentro desse contexto, muitas dessas novas práticas foram incorporadas na programação e transcorridos os dias de Festa essas mesmas práticas também ganharam nova vida, animadas pela nova experiência de evangelização.
Para o reitor do Santuário, um dos aspectos que mais chama a atenção é a “descoberta da importância das tecnologias na evangelização que a Pandemia está proporcionado”.
Missão evangelizadora em tempos de pandemia
Para respeitar o isolamento social e continuar assistindo as pessoas, a Missa passou a ser transmitida diariamente. Um anúncio de esperança proclamado com o badalar dos sinos no Santuário sempre ao meio-dia e, desde o dia 19 de março, nascimento de Anchieta, o Santuário invoca o invoca como protetor contra a peste e propaga a Oração a São José de Anchieta nas epidemias.
No Auto da Assunção, peça teatral escrita e encenada por São José de Anchieta para dedicação da igreja de Reritiba, o anjo invoca a proteção contra as enfermidades. 429 anos depois, na pandemia do Novo Coronavírus, os sinos desta mesma igreja ressoam para invocar a proteção de Deus para nossa aldeia global, a nossa Casa Comum.
Pandemia: Sinos ressoam na oração do Santuário Nacional de São José de Anchieta
Em 11 dias de festa foram mais de 100 horas de transmissões ao vivo pelas mídias sociais do Santuário Nacional de São José de Anchieta. As 5 transmissões ao vivo, protagonizadas pelos jesuítas responsáveis pelo Santuário, incluíram momentos de oração, visita guiada, badalar dos sinos e leitura dos Poemas de São José de Anchieta. Foram transmissões breves, em diferentes locais do município de Anchieta, ricos em história e curiosidades.
Os vídeos gravados durante a Festa estão organizados em duas séries que estão disponíveis no site do Santuário de Anchieta e no canal TV Santuário de Anchieta, no YouTube, a fim de permitir que mais pessoas conheçam o Santuário, a cidade, a obra e a vida de Anchieta, o Santo Apóstolo e Padroeiro do Brasil.
Série Visita Santuário
Detalhes e curiosidades para descobrir a riqueza cultural e religiosa do Santuário Nacional de São José de Anchieta que preserva parte da história e da vida religiosa do Apóstolo do Brasil. Transmitidas ao vivo todos os dias às 09h, pelo Padre Nilson Marostica, SJ, reitor do Santuário.
Série Poema da Virgem e outros escritos
Aprofundar a leitura de importantes textos da literatura nacional escritos pelo Poeta da Virgem Maria, José de Anchieta, o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta do Brasil. As transmissões aconteceram durante a novena com a apresentação do Padre Marcelo Costa, SJ.
Se a transmissão do toque dos sinos foi incluída na Festa Nacional de São José de Anchieta que aconteceu entre os dias 31 de maio e 09 de junho. algumas novidades lançadas no período festivo também permanecem: a oração da manhã e o Momento do Sagrado Coração de Jesus, às 15h.
Oração da manhã
Breve momento de oração com os escritos de São José de Anchieta e tradicionais orações. Transmitida ao vivo todos os dias às 07h da manhã, pelo Facebook e YouTube, de diferentes locais da cidade de Anchieta, a oração conduzida pelo reitor do Santuário Padre Nilson Maróstica, frequentemente é acompanhada pela trilha sonora dos pássaros.
Momento do Sagrado Coração de Jesus
Desde a Festa Nacional de São José de Anchieta, às 15h, temos um momento de oração com transmissão ao vivo na página Santuário de Anchieta, no Facebook, e na TV Santuário de Anchieta, no YouTube.
.
No momento dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, rezamos com o auxílio do aplicativo Click to pray @clicktopray em comunhão com a Rede Mundial de Oração do Papa.
Fruto da festa nacional de São José de Anchieta, às 15h um encontro de oração.
M Í D I A S S O C I A I S
Visite nosso site: www.santuariodeanchieta.com
Siga nosso Instagram: @santuariodeanchieta
Curta a nossa página no Facebook: Santuário de Anchieta.
Inscreva-se na TV Santuário, no YouTube.
Fale com a gente no WhatsApp (28) 99939-4243