Um menino que se consagra a Maria Santíssima e se aventura por novos territórios para lançar as sementes do Evangelho, da devoção mariana e do amor a Jesus Eucarístico. Essa história lembra São José de Anchieta e também o mais novo beato da Igreja, Carlo Acutis.
12 de outubro de 2020, Dia de Nossa Senhora Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, Dia das crianças e pela primeira vez, dia do Beato Carlo Acutis.
Por Ligia Maria Fiorio Custódio Pessin
Hoje é a primeira vez que a Igreja faz memória litúrgica do jovem Beato Carlo Acutis. A cerimônia de beatificação aconteceu há apenas dois dias, na cidade de Assis, na Itália. Foi em 12 de outubro de 2006 que o jovem italiano morreu. E isso aconteceu apenas 3 dias depois de ser diagnosticado com uma leucemia fulminante. O que o jovem adolescente de 15 anos respondeu? Deus programou o alerta. E ofereceu seus sofrimentos pela Igreja, pelo Papa e pela conversão dos pecadores.
Quis a Providência que o jovem menino fosse lembrado no mesmo dia que Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, e que fosse um outro menino, brasileiro, nascido na Terra de Santa Cruz, que tivesse o milagre reconhecido no processo de beatificação. São as conexões da graça de Deus que se manifestam no cotidiano da nossa vida e na história do mundo.
Matheus , o menino cujo milagre foi reconhecido para a beatificação de Carlo é brasileiro.
O mais novo beato da igreja nasceu migrante
Sim, filho de pais italianos, Carlo nasceu em Londres. Foi por motivo de trabalho dos pais, meses depois estava na Itália, onde cresceu. Mas a vontade de Deus marcou a vida desse menino com o nascimento no estrangeiro, em 03 de maio de 1991.
Carlo viveu uma profunda espiritualidade na infância e na adolescência
A médica e educadora Maria Montessori (1870-1952) escreve no seu livro a Descoberta da Infância que aquele século que nascia seria o século da criança. Hoje, já temos naquelas crianças modelos de santidade. A beatificação de Carlo, tão devoto e amigo dos santos pastorzinhos de Fátima, desponta na Igreja como um farol para a evangelização do nosso tempo.
Carlo ajudava sua paróquia e se fez voluntário. Rezava o terço. Fazia perguntas como toda criança: de forma simples e espontânea.
As lúdicas descobertas infantis da beleza e do extraordinário talvez seja uma proposta desses santos. A criança enxerga o mundo de forma diferente dos adultos, cabe a nós respeitar e aprender com elas a encontrar esse extraordinário, no ordinário da vida.
A maravilhosa capacidade de atração que tem o testemunho
Carlo fez vídeos, tirou fotos, desenvolveu programas de computação, criou sites. Mas foi o seu testemunho que transformou tudo isso.
Seu testemunho indica aos jovens de hoje que a verdadeira felicidade se encontra colocando Deus em primeiro lugar e servindo-o nos irmãos, especialmente os últimos. (Papa Francisco)
Onde houver ódio, que eu leve o amor
Carlo não deixou diários escritos, mas deixou seus computadores, seu histórico de busca e pesquisas. Estava online, mas não se desconectava do que se passava diante dos seus olhos. As práticas de caridade e devoção o traziam bem próximos daqueles que estavam ao seu redor.
Carlo passava suas férias em Assis, a terra de São Francisco. E como na oração franciscana, suas publicações não conduzem ao ódio, mas à esperança e às práticas de caridade. Da mesma forma que comungava diariamente ajudava os mais necessitados dia a dia. Ao passo que se dedicava a evangelizar online, saia de bicicleta a falar de Cristo pelas ruas onde vivia.
Olho para Carlos e recordo Anchieta
A proximidade da beatificação de Carlo parece um contraponto aos quase 4 séculos que levou para se chegar a beatificação de São José de Anchieta. Contudo, muito diferente de uma oposição, há entre esses dois jovens muita coisa em comum.
Missionários
Carlo e Anchieta são missionários de um novo mundo. Tanto Anchieta quanto Carlo navegaram por caminhos recém descobertos, desbravaram um novo território, foram ao encontro das pessoas e levaram o Evangelho de Cristo. São José de Anchieta, as Américas, Beato Carlo Acutis, a internet.
Amor à Eucaristia e à Virgem Maria
O amor a Eucaristia e a Santíssima Virgem Maria também os aproxima. São José de Anchieta criou poemas eucarísticos e recebeu o título de Poeta da Virgem Maria, pois escreveu nas areias da praia o maior poema mariano até hoje composto. Carlo criou sites sobre os milagres eucarísticos e as aparições de Nossa Senhora. O menino, quando tinha por volta dos 12 anos, realizou uma profunda pesquisa, foi aos lugares, recolheu dados, aprendeu a linguagem computacional e realizou um projeto de exposição de milagres eucarísticos e aparições de Nossa Senhora que já percorreu o mundo.
A graça de Deus
Anchieta escreveu nas areias da praia, Carlo escreveu no computador. Anchieta, glorificou a Deus em Tupi, Carlo em linguagem de programação. Cada um, a seu tempo, cada um com os recursos próprios da sua época atualizam o anuncio do Reino de Deus.
Consagrando suas vidas à Santíssima Virgem Maria, Mãe de Deus, viveram para glorificar o Senhor e renovaram com Maria o sim à vontade de Deus.
Não eu, mas Deus.
É provável que a frase de Carlo Acutis Non io, ma Dio seja a forma mais adolescente e atual de se dizer – e viver – Para Maior Glória de Deus.
Nossa Senhora Aparecida, rainha e padroeira do Brasil, rogai por nós!
São José de Anchieta, Apóstolo e Padroeiro do Brasil, rogai por nós.
Beato Carlo Acutis, rogai por nós!
Site desenvolvido pelo Beato Carlo Acutis
Aparições de Nossa Senhora
http://www.apparizionimadonna.org/it/avm/home
Milagres Eucarísticos
http://www.miracolieucaristici.org/