Na próxima quarta-feira, dia 18 de janeiro, será inaugurado o Centro de Documentação do Santuário Nacional de São José de Anchieta. Uma importante contribuição para pesquisadores e interessados em conhecer e acessar documentos raros e históricos.
O novo Centro de Documentação Pe. Murillo Moutinho, SJ coloca o Espírito Santo junto com outros centros de referência na pesquisa sobre a presença da Companhia de Jesus no Brasil, e de modo especial, na vida e obra de São José de Anchieta.
A equipe do Santuário acredita que o acesso aos documentos favoreça a realização de novos estudos em áreas como história, teologia, filosofia política, arquitetura, letras, literatura e outras ciências sociais, como também nas ciências da natureza.
O acesso ao acervo histórico favorece a compreensão de momentos importantes do Brasil, as consequências da expulsão dos jesuítas em 1759, a defesa dos povos indígenas frente à presença colonizadora e o retorno da Companhia de Jesus, em 1844.
De forma particular, a vida e a obra de José de Anchieta são objeto particular de pesquisa com textos, publicações e referências históricas que tratam da vida de Anchieta.
O evento aberto ao público contará com a presença de autoridades, professores e pesquisadores.
Dia: 18/01/2023, quarta-feira.
Horário: 10 h
Local: Santuário Nacional de São José de Anchieta
Praça do Santuário, 240, Morro da Penha, Centro – Anchieta -ES
29230-000 Anchieta
Mais informações: Secretaria (28) 99939-4243
Entre os documentos que compõem o acervo do Centro de Documentação estão documentos históricos e exemplares de publicações. Entre eles é possível destacar, o livro que copila o Teatro de Anchieta. Bem como documentos históricos que precisam de agendamento para o adequado manejo.
Interior do Centro de Documentação.
O acesso é gratuito. O Centro Documentação está aberto ao público externo das 09h às 12h e das 14h às 17h, de terça a sexta-feira, mediante agendamento prévio. Todas as pessoas interessadas podem ter acesso ao acervo mediante a solicitação, que pode acontecer tanto de forma presencial quanto por meios eletrônicos, através do e-mail museu@santuariodeanchieta.com. O local dispões de computadores e estrutura necessária para o acesso seguro aos documentos.
Horário de funcionamento
Aberto ao público externo
De: Terça-feira a Sexta-feira
Horário: 09h às 12h e 14h às 17h
Informações e agendamentos: museu@santuariodeanchieta.com | Secretaria (28) 99939-4243
O Centro de Documentação Pe. Murillo Moutinho, SJ está localizado no interior do complexo arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta, no município de Anchieta, litoral sul do estado do Espírito Santo. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o santuário conserva a histórica construção inaugurada pelo Padre José de Anchieta em 15 de agosto de 1590, permite aproximar-se de sua experiência neste lugar e, a partir de agora, acolhe com uma adequada estrutura os pesquisadores e interessados em aprofundar o conhecimento sobre a Companhia de Jesus e a vida e obra de São José de Anchieta.
Vista do pátio interno do Santuário de Anchieta, o Centro de documentação está localizado acima do Centro de Interpretação, antigo Museu Anchieta.
Localizado no segundo andar, o acesso ao Cento de Documentação acontece na lateral da igreja, na portaria do Centro de Interpretação. O local conta com recursos de acessibilidade.
O Centro de Documentação se chamará Pe. Murillo Moutinho, SJ, em homenagem ao vice-postulador da Canonização de São José de Anchieta. Foram duas décadas dedicadas a esse serviço, desde a proclamação de Beato em 1980, até sua morte, em 2002. Jesuíta, como Anchieta, foi um grande estudioso da vida e da obra do Apóstolo do Brasil, entre suas publicações se destacam a Bibliografia para o IV Centenário da Morte do Beato José de Anchieta: 1597-1997 e Causa de Beatificação e Canonização do Pe. José de Anchieta – (1597 a 1980). São Paulo: Ed. Loyola.
Pe. Murillo Moutinho, SJ retratado ao lado da Maria de Fátima Cerino Jordão – Maria Preta, no Mural do artista Luiz Viana no memorial ao ar livre em Itupeva-SP, onde foi percursos de importantes obras sociais.