A Festa de São José de Anchieta começou em casa

Festa de Anchieta 2020
Anúncio da Festa Nacional de São José de Anchieta 2020
27 de Maio de 2020
São José de Anchieta
Animar uns aos outros
1 de junho de 2020

Forte, emblemática, histórica. Assim foi a abertura da Festa Nacional de São José de Anchieta deste ano de 2020. A tradicional caminhada luminosa deu lugar ao recolhimento do Lucenário, uma celebração luminosa na vigília de Pentecostes, dentro do próprio Santuário. Estávamos em casa!


Os próximos dez dias revelarão inúmeras manifestações de fé que outrora não imaginaríamos viver. Mas isso também nos aproximará da história de São José de Anchieta que, no seu tempo, também não seria capaz de imaginar quão grande seriam os seus desafios e quão numerosos haveriam de ser os frutos da sua missão quando embarcou em Portugal, rumo ao Brasil, no ano de 1553.

vigilia santuario de anchieta

A vigília com a celebração das luzes foi transmitida pelas mídias sociais do Santuário.

Em 2019, a Caminhada Luminosa percorreu 13 km de distância com milhares de passos e centenas de pessoas que iluminaram a noite com a luz das velas e dos louvores entoados a Deus.

Em 2020, na celebração luminosa da vigília de pentecostes, não tivemos números. Foi celebrada e transmitida na penumbra, com velas dispostas sobre o altar, o piso, e uma fonte de água. Juntas, foram capazes de iluminar o Santuário.

 

Houve escuridão, mas não medo.

Houve silêncio, mas não ausência.

O vazio foi preenchido pela luz.

O silêncio, pela oração.

O frio, pela fé.

 

Esse momento trouxe consigo desde a beleza da luz que se manifesta forte na penumbra até a diversidade de significados que ela pode alcançar nos incontáveis e inalcançáveis lugares que esta celebração chegou pelas mídias sociais. Na penumbra, nossos olhos não podem ver muito bem, é preciso um tanto mais de silêncio e de cuidado. Não somos movidos a reações bruscas, impetuosas. Pelo contrário, somos cautelosos e leves no proceder, sentimo-nos seguros quando nossos olhos encontram a luz e se depara com as nuances que são ao mesmo tempo força e fragilidade.

O momento que vivemos muda a nossa experiência de Fé, mas não muda a nossa experiência de comunidade. Estamos juntos em Deus, nossa força.

Marcelo Costa, SJ

A Festa de São José de Anchieta começou em casa

Como essas luzes que rompem a escuridão, e juntas são capazes de nos fazer enxergar, assim também serão os nossos próximos dias.

O Santuário de Anchieta é também um santuário mariano, a igreja foi construída e dedicada a Nossa Senhora da Assunção pelo Apóstolo do Brasil, o Poeta da Virgem Maria, aquele que semeou nestas terras a devoção mariana, a fidelidade a Jesus Cristo e a confiança na força recriadora do Espírito Santo.
Somos criativos porque temos a criatividade do Espírito Santo que nos move para confirmar a nossa comunidade de fé. Por isso, nada nos perturbe, nada nos espante. Confiemos. Nada nos falta.
Marcelo Costa, SJ
A presença do Espírito Santo encoraja. Não caiamos na tentação de achar que estamos sozinhos. Talvez esteja difícil para você, mas acredite, você não está só. São José de Anchieta celebrou vigílias aqui, passou noites em oração, neste mesmo lugar, sozinho, em silêncio. Durante esses dias, nosso convite é para que você leve a Festa de São José de Anchieta para sua casa, para a sua vida, para que juntos permaneçamos como essas luzes acessas.

Não existe escuridão onde Deus está. Com uma pequena chama, Deus incendeia o mundo inteiro.

José Célio, SJ

Forte, emblemática, histórica. Em 2020, ficamos em casa!


Programação Festa de São José de Anchieta

Programação Festa de São José de Anchieta


M Í D I A S    S O C I A I S 

Siga o Santuário Nacional de Anchieta nas Redes Sociais.

Instagram @santuariodeanchieta

Facebook @santuariodeanchieta

@santuariodeanchieta  | TV Santuário de Anchieta

 


 

S E R V I Ç O 

 

FESTA NACIONAL DE SÃO JOSE DE ANCHIETA | APÓSTOLO E PADROEIRO DO BRASIL

Tema: Em tempos de Pandemia: Ver, sentir, cuidar.

Programação 

30/05: 19 h – Abertura da Festa com a Celebração da Luz – Lucernário

31/05: 16 h – Saída da Relíquia pelas ruas de Anchieta

________19 h – Início da Novena

01 a 08/06: 19h – Novena e Missa

09/06: 19 h  – Missa da Festa Nacional de São Jose de Anchieta

 

Transmissões ao vivo pelas mídias sociais | Participação on-line

De 01 a 09 de junho

06 h – Oração da Manhã

09 h –  Momento do Santuário – Cada dia será visitado e apresentado um monumento do Santuário

12 h – A hora do Angelus – Tocar dos Sinos

15 h – Poema da Virgem Maria e outros escritos de S. José de Anchieta.

18 h – Terço

19 h – Novena e Missa

20 h – Apresentações Variadas

Precisando de ajuda?