Forte, emblemática, histórica. Assim foi a abertura da Festa Nacional de São José de Anchieta deste ano de 2020. A tradicional caminhada luminosa deu lugar ao recolhimento do Lucenário, uma celebração luminosa na vigília de Pentecostes, dentro do próprio Santuário. Estávamos em casa!
Os próximos dez dias revelarão inúmeras manifestações de fé que outrora não imaginaríamos viver. Mas isso também nos aproximará da história de São José de Anchieta que, no seu tempo, também não seria capaz de imaginar quão grande seriam os seus desafios e quão numerosos haveriam de ser os frutos da sua missão quando embarcou em Portugal, rumo ao Brasil, no ano de 1553.
A vigília com a celebração das luzes foi transmitida pelas mídias sociais do Santuário.
Em 2019, a Caminhada Luminosa percorreu 13 km de distância com milhares de passos e centenas de pessoas que iluminaram a noite com a luz das velas e dos louvores entoados a Deus.
Em 2020, na celebração luminosa da vigília de pentecostes, não tivemos números. Foi celebrada e transmitida na penumbra, com velas dispostas sobre o altar, o piso, e uma fonte de água. Juntas, foram capazes de iluminar o Santuário.
Houve escuridão, mas não medo.
Houve silêncio, mas não ausência.
O vazio foi preenchido pela luz.
O silêncio, pela oração.
O frio, pela fé.
Esse momento trouxe consigo desde a beleza da luz que se manifesta forte na penumbra até a diversidade de significados que ela pode alcançar nos incontáveis e inalcançáveis lugares que esta celebração chegou pelas mídias sociais. Na penumbra, nossos olhos não podem ver muito bem, é preciso um tanto mais de silêncio e de cuidado. Não somos movidos a reações bruscas, impetuosas. Pelo contrário, somos cautelosos e leves no proceder, sentimo-nos seguros quando nossos olhos encontram a luz e se depara com as nuances que são ao mesmo tempo força e fragilidade.
O momento que vivemos muda a nossa experiência de Fé, mas não muda a nossa experiência de comunidade. Estamos juntos em Deus, nossa força.
Marcelo Costa, SJ
Como essas luzes que rompem a escuridão, e juntas são capazes de nos fazer enxergar, assim também serão os nossos próximos dias.
Somos criativos porque temos a criatividade do Espírito Santo que nos move para confirmar a nossa comunidade de fé. Por isso, nada nos perturbe, nada nos espante. Confiemos. Nada nos falta.Marcelo Costa, SJ
Não existe escuridão onde Deus está. Com uma pequena chama, Deus incendeia o mundo inteiro.
José Célio, SJ
Forte, emblemática, histórica. Em 2020, ficamos em casa!
Programação Festa de São José de Anchieta
M Í D I A S S O C I A I S
Siga o Santuário Nacional de Anchieta nas Redes Sociais.
@santuariodeanchieta | TV Santuário de Anchieta
S E R V I Ç O
FESTA NACIONAL DE SÃO JOSE DE ANCHIETA | APÓSTOLO E PADROEIRO DO BRASIL
Tema: Em tempos de Pandemia: Ver, sentir, cuidar.
Programação
30/05: 19 h – Abertura da Festa com a Celebração da Luz – Lucernário
31/05: 16 h – Saída da Relíquia pelas ruas de Anchieta
________19 h – Início da Novena
01 a 08/06: 19h – Novena e Missa
09/06: 19 h – Missa da Festa Nacional de São Jose de Anchieta
Transmissões ao vivo pelas mídias sociais | Participação on-line
De 01 a 09 de junho
06 h – Oração da Manhã
09 h – Momento do Santuário – Cada dia será visitado e apresentado um monumento do Santuário
12 h – A hora do Angelus – Tocar dos Sinos
15 h – Poema da Virgem Maria e outros escritos de S. José de Anchieta.
18 h – Terço
19 h – Novena e Missa
20 h – Apresentações Variadas