Festa de Anchieta 2020
Celebrar a Festa do Santo Apóstolo e Padroeiro do Brasil, São José de Anchieta, em tempos de pandemia exige de nós respostas novas para um novo tempo. Por isso, o anúncio da Festa Nacional de São José de Anchieta é um convite para a experiência de levar Anchieta para dentro da sua casa, da sua vida.
Neste ano, nosso empenho está concentrado em redescobrir as novas formas de se dedicar ao serviço a Jesus Cristo em práticas cotidianas de solidariedade e de oração. Este é o momento propicio para reverberar a vida sacramental que nos sustentou em cada oportunidade que tivemos de participar das celebrações litúrgicas, em especial da Santa Missa.
A Festa Nacional de São José de Anchieta de 2020 ultrapassará os limites geográficos e até mesmo físicos do próprio templo.
Será uma oportunidade para que mais pessoas conheçam a vida e a história do Santo Apóstolo e Padroeiro do Brasil. Será um momento favorável para descobrir a riqueza histórica, cultural e religiosa do Santuário Nacional de São José de Anchieta que preserva parte da história e da experiência religiosa do Apóstolo do Brasil, título que Anchieta recebeu aqui no Espírito Santo em 1597.
Uma manifestação religiosa, cultural e de solidariedade.
Toda a programação da Festa Nacional de São José de Anchieta foi reconfigurada diante do novo cenário mundial e das exigências de segurança e saúde da comunidade científica e das autoridades sanitárias. Com o desejo de proteger uns aos outros do alto risco de contágio nas aglomerações e dispostos a oferecer atenção e amparo às pessoas em isolamento social, que necessitam de atenção e desejam aproximar-se de Deus, estaremos presentes diariamente, durante todo o dia, ao vivo nas nossas mídias sociais.
De 30 de maio a 09 de junho, serão 11 dias de uma programação especial e acontecerão 5 transmissões diárias ao vivo durante os dias da novena que incluem momentos de oração, de história e de apresentação da obra de São José de Anchieta.
Nas lives das 9h será possível fazer um tour virtual pelo Santuário de Anchieta, a histórica igreja construída e inaugurada pelo próprio Anchieta no ano de 1590. Às 15h, aprofundar a leitura de importantes textos da literatura nacional escritos pelo Poeta da Virgem Maria, José de Anchieta, o primeiro dramaturgo, o primeiro gramático e o primeiro poeta do Brasil.
Os momentos de oração estão divididos em três horários, do amanhecer ao pôr do sol, para favorecer uma experiência oracional com São José de Anchieta e Nossa Senhora. Começaremos às 6h com a oração da manhã, ao meio dia rezaremos o Angelus com o tocar dos sinos no campanário do Santuário, às 18h a oração do terço e a partir das 19h a Missa e a Novena em preparação para a Solenidade de São José de Anchieta, no dia 09 de junho, encerramento da Festa.
Uma participação exclusivamente on-line
É preciso ressaltar que todas as atividades acontecerão nas áreas que integram o Santuário Nacional de São José de Anchieta porque este é o lugar que conserva parte importante da prática religiosa da vida de um santo. Trata-se de uma condição para possibilitar às pessoas que nos acompanham nas mídias sociais a experiência de se sentirem próximas deste lugar santo. Portanto, todos são convidados a uma participação exclusivamente on-line, mesmo quem está próximo.
São José de Anchieta vai ao encontro das famílias do município de Anchieta
No dia 31 de maio, domingo, a relíquia de São José de Anchieta sairá pelas ruas do município que leva seu nome e conserva seu Santuário. Uma forma de ir ao encontro daqueles que respeitam o isolamento social como um testemunho de amor ao próximo. Uma manifestação de proximidade e gratidão à acolhedora população desse município que neste ano sentirá a ausência dos peregrinos e reforçar a decisão de que cuidar do outro é um testemunho de amor à Jesus Cristo.
Portanto, nosso convite neste ano de 2020 é levar a Festa Nacional de São José de Anchieta para dentro da sua casa, da sua vida.
Neste ano, não ir ao Santuário é uma escolha de fé e fidelidade a Deus, “pois quem não ama o seu irmão, a quem vê, não poderá amar a Deus, a quem não vê”. (1Jo 4, 20)
A Festa Nacional de São José de Anchieta de 2020 levará a experiência da devoção a São José de Anchieta através das mídias sociais.
M Í D I A S S O C I A I S
Siga o Santuário Nacional de Anchieta nas Redes Sociais.
@santuariodeanchieta | TV Santuário de Anchieta
S E R V I Ç O
FESTA NACIONAL DE SÃO JOSE DE ANCHIETA | APÓSTOLO E PADROEIRO DO BRASIL
Tema: Em tempos de Pandemia: Ver, sentir, cuidar.
Programação
30/05: 19 h – Abertura da Festa com a Celebração da Luz – Lucernário
31/05: 16 h – Saída da Relíquia pelas ruas de Anchieta
________19 h – Início da Novena
01 a 08/06: 19h – Novena e Missa
09/06: 19 h – Missa da Festa Nacional de São Jose de Anchieta
Transmissões ao vivo pelas mídias sociais | Participação on-line
De 01 a 09 de junho
06 h – Oração da Manhã
09 h – Momento do Santuário – Cada dia será visitado e apresentado um monumento do Santuário
12 h – A hora do Angelus – Tocar dos Sinos
15 h – Poema da Virgem Maria e outros escritos de S. José de Anchieta.
18 h – Terço
19 h – Novena e Missa