Duas importantes festas dos Espírito Santo são apresentadas em evento nacional que reúne os principais santuários brasileiros. O evento acontece nesta semana em Santa Catarina.
Por Santuário Nacional de São José de Anchieta
As informações da Festa Nacional de São José de Anchieta de 2022 foram apresentadas no XXIV Encontro Nacional de Santuários do Brasil que acontece Florianópolis-SC, entre os dias 17 e 20 de maio de 2022. A apresentação foi realizada pelo reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Pe. Nilson Maróstica, sj que participa do evento. Com o tema A Epifania do Sagrado nos Santuários o encontro traz uma proposta de reflexão sobre temas comuns aos santuários, ente eles os desafios gerados pela pandemia.
Também participa do evento, Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento da Penha, que realizará uma apresentação do panorama da Festa da Penha, a terceira maior festa mariana do país. A festa celebra a padroeira do Espírito Santo, mesmo estado onde está localizado o Santuário do Apóstolo e Padroeiro do Brasil.
Guardião do Convento da Penha, Frei Djalmo, e o Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta juntos no encontro de santuários brasileiros em Santa Catarina.
Neste ano, a relíquia de São José de Anchieta esteve presente nas celebrações do quarto dia do oitavário da Festa da Penha, quando celebraram a área pastoral Benevente, da qual faz parte o Santuário de Anchieta. Veja as imagens.
Já no ano anterior, em 2021, o encerramento da Festa do Apóstolo e Padroeiro do Brasil contou com a participação especial do guardião do Convento da Penha, Frei Paulo Pereira em um momento muito emocionante, relembre. Frei Adriano preparou um vídeo no qual conta de uma carta que Anchieta descreve o Convento da Penha.
Jesuítas e Franciscanos no encerramento da Festa Nacional de São José de Anchieta
Construídos no século XVI, a relação entre o Convento da Penha e o Santuário Nacional de São José de Anchieta remonta à origem desses dois marcos históricos e culturais do estado do Espírito Santo. Frei Pedro Palácios, o franciscano que trouxe o quadro de Nossa Senhora das Alegrias e deu início à construção do Convento da Penha, em Vila Velha, foi contemporâneo e amigo do padre jesuíta José de Anchieta que, entre diversas obras que realizou no Brasil, construiu a igreja de Nossa Senhora da Assunção, na aldeia de Reritiba, atual município de Anchieta, a mesma igreja que hoje integra o Santuário Nacional a ele dedicado. Frei Pedro Palácios faleceu em 1570 e foi sepultado no Convento da Penha. Já o Padre José de Anchieta morreu em Reritiba, hoje município de Anchieta, e foi sepultado na Igreja de São Tiago, atual Palácio Anchieta.
Frei Pedro Palácio e o quadro de Nossa Senhora das Alegrias. Acervo: Convento da Penha.