Tem início hoje a Festa de Nossa Senhora da Assunção que vai comemorar os 430 anos da dedicação da igreja matriz realizada por São José de Anchieta, em 15 de agosto de 1590. Essa é a igreja que integra o conjunto arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta. A celebração que marca o nascimento de uma igreja tem o nome de dedicação, ou consagração.
Localizado no sul do Espírito Santo, a 80 km da capital Vitória, o Santuário Nacional de São José de Anchieta é um patrimônio histórico e cultural que conserva marcos importantes da história do município de Anchieta, do estado do Espírito Santo e da história do Brasil. O primeiro a celebrar a Festa de Nossa Senhora da Assunção nessa igreja foi o próprio São José de Anchieta que no dia 15 de agosto de 1590 realizou a dedicação da igreja com festa e teatro.
A Festa de Nossa Senhora da Assunção é uma das duas principais festas celebradas no Santuário. A Festa nacional de São José de Anchieta, Apóstolo e Padroeiro do Brasil, acontece no mês de junho.
Marcos históricos para a história da cidade de Anchieta, do Espírito Santo e do Brasil.
Dia 15 de agosto de 2020 será comemorado os 430 anos da dedicação da igreja que hoje compõe o Santuário Nacional de São José de Anchieta, a igreja que foi construída e inaugurada pelo próprio Anchieta.
Por ocasião da dedicação da igreja – que é a cerimônia religiosa a partir da qual a construção passa a ser considerada um templo religioso – São José de Anchieta escreveu o Auto da Assunção, uma peça teatral em Tupi para recepção da imagem de Nossa Senhora da Assunção que viera de Portugal.
O cenário do Auto da Assunção pode ser visto até os dias de hoje: o Porto de Reritiba, hoje conhecido como porto de baixo; o adro (pátio) da igreja da Assunção (a igreja que hoje integra o Santuário Nacional de São José de Anchieta) e o interior dessa mesma igreja.
Imagens de São José de Anchieta e de Nossa Senhora da Assunção no altar da igreja do Santuário.
Há 430 anos nos protegendo
O tema escolhido para a Festa desse ano foi “Há 430 anos nos protegendo”, uma referência ao Auto da Assunção quando, na voz do anjo, São José de Anchieta faz uma pedido de proteção a Maria que vem visitar a aldeia: afastar a enfermidade e o mal.
A Festa de Nossa Senhora da Assunção acontece entre os dias 07 e 16 de agosto. A novena e as missas serão transmitidas, a partir das 19h, nas redes sociais do Santuário Nacional de São José de Anchieta.
M I D I A S S O C I A I S
Site www.santuariodeanchieta.com
Instagram @santuariodeanchieta
Facebook Santuário de Anchieta
YouTube TV Santuário de Anchieta
WhatsApp (28) 99939-4243
Ressonância do auto
Assim, como o anjo invocou a proteção contra as enfermidades no Auto da Assunção. Todos dias, desde o início da pandemia, os sinos do Santuário Nacional de São José de Anchieta tocam ao meio dia, após a oração do angelus, evocando a proteção de Deus e pedindo o fim da pandemia, pela intercessão de Nossa Senhora da Assunção e de São José de Anchieta, a quem também dedicamos uma Oração nas epidemias.
Pandemia: Sinos ressoam na oração do Santuário Nacional de São José de Anchieta