Na reta final das obras que acontecem no complexo arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta, a imagem de Nossa Senhora da Assunção voltará ao altar da igreja que é também a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, do município de Anchieta. Esse acontecimento relembra a história de dedicação da igreja, realizada por Anchieta, em 15 de agosto de 1590.
O tema escolhido para a Festa da Assunção deste ano “Que tua beleza nos encante” foi inspirado nestes versos do Auto da Assunção – importante peça do teatro anchietano escrita em Tupi e encenada na aldeia de Reritiba na festa de dedicação da igreja.
De longe se veio embora
esta gente a contemplar-te:
que a encante por toda parte
tua beleza, Senhora!
Auto da Assunção | São José de Anchieta (v.21-24)
431 anos depois, somos convidados mais uma vez a encontrar a beleza de Tupansy, de Maria, Mãe de Deus.
São José de Anchieta escreveu e encenou o Auto da Assunção por ocasião da inauguração da igreja da aldeia de Reritiba, em 1590, após 11 anos do início da construção também conduzida por Anchieta e seus companheiros jesuítas.
Essa igreja é hoje a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Assunção, do município de Anchieta -ES, e a igreja do conjunto arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta.
A história da peça teatral retrata a visita de Nossa Senhora à aldeia e foi escrita para a recepção da imagem que chegava para ser colocada no altar. Encenada desde porto de baixo, o cenário da peça foi a própria aldeia, percorreu a ladeira e a lateral da igreja até chegar ao pátio.
Anchieta teve a audácia de levar para os gêneros literários de sua época a língua dos povos originários do Brasil e assim o fez nessa peça teatral encenada em Reritiba, o Auto da Assunção é uma peça de encontros.
Há alguns dias a foto do altar da igreja chamou a atenção nas redes sociais do Santuário de Anchieta @santuariodeanchieta por estar o nicho do altar vazio. Acontece que também a imagem de Nossa Senhora da Assunção passou por um processo de restauração. A imagem retornará ao altar para a Novena e Festa da Assunção de 2021. Vale lembrar que este ainda não será o retorno definitivo, pois o restauro da igreja ainda não foi concluído.
Detalhe do nicho do altar da igreja de Nossa Senhora da Assunção.
431 anos depois, a Festa no dia da Assunção de Maria encontrará uma imagem nova, desta vez pela restauração. Um traço importante para o contexto do Ano Inaciano – a comemoração global dos jesuítas que celebra os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus – e convida a Ver novas todas as coisas em Cristo. Recepcionaremos novamente a imagem de Nossa Senhora da Assunção, como propôs São José de Anchieta no Auto da Assunção, por isso o tema da Festa é também um pedido, uma oração: Que tua beleza nos encante.
A igreja que hoje integra o Santuário Nacional de São José de Anchieta é dedicada a Nossa Senhora da Assunção porque foi construída e dedicada pelo próprio Padre José de Anchieta quando aqui viveu. Em 15 de agosto de 1579, fundada a aldeia de Reritiba com os primeiros jesuítas, tem início a construção da igreja que será inaugurada – dedicada – exatamente 11 anos depois. Por isso, a igreja é, ao mesmo tempo:
– Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Assunção
– Capela do Santuário Nacional de São José de Anchieta
– Patrimônio histórico, artístico e cultural do Brasil.
Festa da Assunção de Nossa Senhora
Tema: Que tua beleza nos encante.
– Transmissão ao vivo pelas redes sociais e participação presencial com limitação de público.
Site: www.santuariodeanchieta.com
Instagram e Facebook: @santuariodeanchieta
YouTube: TV Santuário de Anchieta