A presença de Maria na vida e na obra de São José de Anchieta foi recordada na oitava noite da novena a São José de Anchieta celebrada nesse domingo da Solenidade da Santíssima Trindade. Uma oportunidade para lembrarmos de que não estamos sozinhos.
N O V E N A
Anchieta, poeta da Virgem Maria, é um dos títulos de São José de Anchieta, dada a importância que Nossa Senhora tem na vida do Apóstolo e Padroeiro do Brasil. E se nos aproximamos da amizade de Anchieta, como ele devemos desejar esta graça que pedimos hoje em oração Senhor, que eu seja um verdadeiro devoto da Virgem Maria.
Padre Firmino Martins conduziu a novena e ao relembrar a especial devoção de Anchieta por Maria, recordou a importância da mulher como protagonistas na experiência do amor de Deus.
Ó mulher, a teu Pai, mais que todas, benquista:
salve, primeiro amor de teu eterno artista!São José de Anchieta, Poema da Virgem Maria
“Na história da salvação, a mulher tem um papel fundamental. Jesus veio ao mundo através de uma mulher, foi no ventre materno que ele foi gerado. Na ressurreição, foi também a uma mulher que ele primeiro anuncia que está vivo”, afirmou.
“Deus escolhe as mulheres como acolhedoras e anunciadoras”, explicou o jesuíta que concluiu a novena com um pedido a São José de Anchieta “que ilumine nosso povo para que a mulher encontre o seu verdadeiro espaço, para que ela possa viver digna e santamente” e pelas devotas de São José de Anchieta rezou “para que cada vez mais sejam respeitadas na sua dignidade”.
Imagem de Nossa Senhora das Alegrias trazida pelo Frei Pedro Palácios que iniciou a construção do Convento da Penha, no Espírito Santo, contemporâneo de São José de Anchieta.
Poema da Virgem
Durante a novena na Festa deste ano, acontece diariamente a leitura de um trecho da obra de Anchieta. Acompanhe a transmissão ao vivo que acontece sempre às 15h nas Redes Sociais do Santuário Nacional de São José de Anchieta.
Missa | Solenidade da Santíssima Trindade
A homilia da Missa foi uma catequese sobre a Santíssima Trindade, apesar de Padre Nilson Marostica iniciar precavendo a todos que “a Trindade Santa não cabe no nosso vocabulário, nem no nosso entendimento”. Isso poque “Deus não é um objeto que se acomoda dentro dos nossos conceitos, das nossas definições. A experiência de Deus se dá no coração”, afirmou.
Em uma menção direta à forma de participação na Festa de São José de Anchieta neste ano de 2020, o reitor do Santuário falou sobre o verdadeiro lugar onde se realiza a festividade.
A Festa de São José de Anchieta acontece primeiro no coração. Se não acontecer no coração, não vai acontecer nem no Santuário, nem na sua casa. Assim também é a experiência de Deus, acontece dentro do coração desde o princípio.
Nilson Marostica
Deus criou o mundo para repartir o amor
“Pai, Filho, Espírito Santo é o que define a Trindade. Eles não têm amor. Eles são amor. A Trindade é amor”, explicou o jesuíta. Por isso, ao falar da Santíssima Trindade podemos dizer do amor e a melhor forma de narrar o amor é pensar na relação: um só Deus, em pessoas três.
Ao ler o gênesis, “ao explicar a criação nós explicamos quem é Deus que reparte seu amor conosco, não estamos explicando o mundo, não estamos fazendo ciência”, esclareceu Padre Nilson. A presença de Deus preenche todo o vazio, o amor ocupa o espaço, pois “a Santíssima Trindade enche de alegria, coloca vida, amor e paz”, concluiu.
“Onde está Deus nesta pandemia? Ele está sofrendo em nós!”, Padre Nilson, reitor do Santuário.
O Senhor esteja, convosco!
Ele está no meio de nós!
Pronunciada em cada celebração da Missa, essa oração nos recorda a proximidade de Deus. Para o reitor, isso acontece porque “nós não podemos nos esquecer nunca dessa verdade. Por isso, repetimos tanto”, concluiu.
Como podemos experimentar Deus?
É possível fazer “leituras da Trindade na nossa vida”, afirmou padre Nilson. “Quando experimentarmos a união, estaremos experimentando Deus dentro de nós”, exemplificou.
Em particular, nesse tempo de crises, no desafio de permanecer mais tempo juntos em casa, o reitor do Santuário mencionou o desafio da convivência. “Se não está indo bem é preciso rezar juntos e se perguntar, o que fazer para aumentar a união da família? Aí está o caminho, pois aumentando a união da família, Deus se faz mais presente”, ensinou.
A Santíssima Trindade é comunhão de amor. Pai e Filho e Espírito Santo, Deus não é sozinho, Deus é em comunidade de amor.
A graça de nosso Senhor Jesus Cristo e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vocês.
Benção Apostólica
Leia mais sobre o Poeta da Virgem Maria
Anchieta, Poeta da Virgem Maria: o título escrito nas areias da praia.
M I D I A S S O C I A I S
Siga o Santuário Nacional de São José de Anchieta nas mídias sociais e leve a Festa de São José de Anchieta para sua casa.
Visite nosso site: www.santuariodeanchieta.com
Siga nosso Instagram: @santuariodeanchieta
Curta a nossa página no Facebook: Santuário de Anchieta.
Inscreva-se na TV Santuário de Anchieta, no YouTube.
Fale com a gente no WhatsApp (28) 99939-4243
NOVENA A SÃO JOSÉ DE ANCHIETA
A Novena a São José de Anchieta é rezada todos os dias às 19h e transmitida nas mídias sociais do Santuário Nacional de São José de Anchieta. O texto completo da Novena está disponível no site do Santuário Nacional de São José de Anchieta e no Livro Devocionário a São José de Anchieta, que pode ser adquirido entrando em contato pelo WhastsApp da Secretaria do Santuário e também no site da Editora e em livrarias on-line.