Em mensagem exclusiva, Governador do Estado do Estado do Espírito Santo fala da importância dos jesuítas e de São José de Anchieta na Festa Nacional de São José de Anchieta.
O governador Renato Casagrande esteve na manhã de hoje, dia 09 de junho, no Santuário Nacional de São José de Anchieta para a cerimônia de transferência simbólica da Capital do Espírito Santo para a sede do município de Anchieta, por ocasião da Festa Nacional de São José de Anchieta. Na ocasião, gravou uma mensagem exclusiva para a Festa.
Casagrande destacou a importância da atuação de São José de Anchieta nos aspectos econômicos, políticos e organizacionais. Recordou a presença dos jesuítas em todo Brasil e ao mencionar o Santuário Nacional de São José de Anchieta referiu-se a ele como “um local de muito simbolismo e importância”. E afirmou, “conhecer São José de Anchieta é conhecer a história do Brasil”.
Os acontecimentos de hoje nos fazem lembrar o quanto os jesuítas têm um papel importante para o Espirito Santo. A Festa Nacional de São José de Anchieta que acontece desde aqui do Santuário Nacional de São José de Anchieta, em conexão com as comemorações do Ano Inaciano da Companhia de Jesus, mostra que a relevância do Espírito Santo na história da formação do Brasil ultrapassa os nossos limites territoriais.
Pe. Nilson Maróstica, SJ
Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta
Anchieta foi fundamental para este país. Ajudou a desenvolver economicamente diversas regiões, a desenvolver a literatura, a arte, a estabelecer relações governamentais e institucionais. Foi uma pessoa muito presente em uma época de muita dificuldade.
Renato Casagrande
Governador do Estado do Espírito Santo
O Santuário Nacional de São José de Anchieta está localizado na cidade de Anchieta, a 90 km da capital Vitória. O complexo arquitetônico abriga o quarto onde São José de Anchieta morreu em 09 de junho de 1597, a igreja por ele construída e inaugurada e o pátio onde foi encenado o Auto da Assunção em 1590.
“A capital do Espirito Santo fica transferida simbolicamente para sede do município de Anchieta no dia 09 de junho, por ocasião da Festa Nacional de São José de Anchieta” Texto do decreto assinado hoje, no Santuário Nacional de São José de Anchieta.
Deputado Marcelo Santos, Pe. Nilson Maróstica, SJ, reitor do Santuário, Governador Renato Casagrande e o Prefeito de Anchieta, Fabrício Petri.
O Reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta na cerimônia que aconteceu no interior do Santuário.
Fabrício Petri, o prefeito do município de Anchieta, antiga aldeia de Reritiba.