As Missas serão celebradas diariamente na Capela da Penha até o fim de novembro.
A igreja do Santuário Nacional de São José de Anchieta está fechada, mas não é por conta da pandemia. Trata-se de uma nova etapa de execução do projeto de restauro e adequação do patrimônio histórico e nacional. Até o final de novembro, as Missas diárias acontecerão na Capela da Penha. Outros pontos do Santuário, como o quarto de Anchieta, continuam abertos para visitação.
“Todo o piso da igreja foi retirado, não é possível colocar os bancos. Por isso, a igreja permanecerá fechada e as Missas serão celebradas na Capela da Penha”, explicou o reitor do Santuário Nacional de São José de Anchieta, Nilson Marostica, sj.
Ainda segundo o reitor, a previsão é que as Missas aconteçam no novo local até o final de novembro.
Essa obra é uma das etapas do projeto de restauro e readequação do conjunto arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde o ano de 1943.
Interior da igreja de Nossa Senhora da Assunção, do Santuário de Anchieta, dedicada por São José de Anchieta, há 440 anos.
440 anos da igreja
A igreja de Nossa Senhora da Assunção, que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta, completou 430 anos em 2020. A dedicação da igreja foi realizada pelo próprio Anchieta, em 15 de agosto de 1590 quando encenou o Auto da Assunção, uma peça teatral para recepção da imagem trazida de Portugal, escrita em Tupy.
Altar da igreja que integra o complexo arquitetônico do Santuário Nacional de São José de Anchieta.
A Capela da Penha
Quem chega ao Santuário Nacional de São José de Anchieta logo pergunta que igrejinha é aquela no alto do morro, à direita de quem está no pátio do Santuário. Aquela é a Capela da Penha! Patrimônio cultural da cidade de Anchieta, a edificação data do fim do século XIX, a inauguração da capela aconteceu em 03 de setembro de 1883 e foi dedicada a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Espírito Santo.
A edificação aconteceu porque igreja de Nossa Senhora da Assunção não estava em condições de ser utilizada. Toda a atividade religiosa passou a ser realizada no local, até que a igreja do Santuário fosse reformada. Desde então, a capela permanece ligada a história do Santuário.
A Capela da Penha está localizada à direita do Santuário de Anchieta, no alto do Morro da Penha.
Cela de Anchieta aberta para visitação
Respeitando todas as medidas prevenção e saúde, outras áreas do Santuário de Anchieta continuam abertas para a visitação de segunda à sexta-feira das 08h às 17h, mediante acompanhamento. Além do pátio do Santuário que permanece com livre acesso. Estão abertas:
Cela de São José de Anchieta: o quarto que Anchieta viveu e morreu em 09 de junho de 1597.
Tanto para visitação, quanto para a participação nas Missas é necessário que sejam cumpridas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades de saúde.
Para as celebrações, no interior da Capela da Penha será garantido o distanciamento entre as pessoas sentadas nos bancos e, se necessário, serão disponibilizadas cadeiras na área externa da Capela.
Apenas o local das celebrações foi alterado, os horários das Missas permanecem os mesmos:
De segunda a sábado: às 19h
Aos domingos em três horários: 8:30, 10:30 e 19:00.
As Missas serão celebradas diariamente na Capela da Penha até o fim de novembro.
Desde a Festa Nacional de São José de Anchieta de 2020, há uma programação diária transmitida pelas mídias sociais do Santuário de Anchieta no YouTube e Facebook.
As Missas na Capela da Penha também serão transmitidas.
M I D I A S S O C I A I S
Site: www.santuariodeanchieta.com
Instagram: @santuariodeanchieta
Facebook: /Santuário de Anchieta
YouTube: TV Santuário de Anchieta
WhatsApp (28) 99939-4243
O ano de 2019 foi marcado pelo fato inédito e a oportunidade única que tivemos de ver o Santuário Nacional de São José de Anchieta com as pedras originárias expostas em toda a sua fachada. Significa dizer, ver a igreja como São José de Anchieta a construiu e dedicou, há mais de 400 anos.
Relembre
Há uma experiência religiosa na exposição das pedras?
Santuário de Anchieta para o Brasil
Exposição das pedras originárias em 2019.